Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1959
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Crescimento inicial do Guaranazeiro (Paullinia cupana Kunth var. Sorbilis) em resposta à omissão de nutrientes.
metadata.dc.creator: Arnon Afonso de Souza Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor1: José Zilton Lopes Santos
metadata.dc.description.resumo: O guaranazeiro é uma frutífera pertencente à família sapindaceae, cultivada em pomares domésticos e comerciais nas regiões tropicais do país. A cultura do guaranazeiro tem seu potencial econômico evidenciado na alta demanda de sementes. Em relação ao Estado do Amazonas, a produção tem ficado bem abaixo da demanda de mercado e, dentre os entraves ao seu desenvolvimento nessa região, pode-se destacar a falta de conhecimento quanto a exigência nutricional da espécie. Dessa forma, objetiva-se com o presente estudo avaliar o efeito da deficiência de macronutrientes e micronutrientes no desenvolvimento de mudas do guaranazeiro. O delineamento experimental adotado será o inteiramente casualizado, com quatro repetições e 14 tratamentos: completo (calagem, macro e micronutrientes); completo com omissão calagem e completo com omissão individual dos nutrientes, nitrogênio (-N), fósforo (-P), potássio (-K), cálcio (-Ca), magnésio (- Mg), enxofre (-S), ferro (-Fe), zinco (-Zn), manganês (-Mn), cobre (-Cu), boro (-B) e molibdênio (-Mo). Aos 12 meses após o transplantio, serão avaliadas as variáveis: altura da parte aérea, diâmetro do colo, matéria seca da parte aérea (MSPA), matéria seca das raízes (MSR) e relação raiz/parte aérea (RRPA) e teor de nutriente na parte aérea e raízes. Além do acúmulo de nutrientes na parte aérea e qualidade da muda pelo índice de qualidade de Dickson.
Palabras clave : Elemento faltante, Exigência nutricional, Planas da Amazônia
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: FERTILIDADE DO SOLO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Engenharia Agrícola e Solos
Faculdade de Ciências Agrárias
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2010
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1959
Fecha de publicación : 1-jul-2011
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.