Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1966
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo da densidade das partículas, densidade aparente e da porosidade total como base para verificar se o solo da área experimental do ICSEZ/UFAM/Parintins está ou não compactado
Autor(a): Patrick Dailon Medeiros dos Santos
Orientador(a): Aristóteles de Jesus Teixeira Filho
Resumo: O escopo deste projeto será analisar a importância da densidade e da porosidade do solo no processo da produção de culturas agrícolas. O conhecimento das propriedades físicas do solo, em particular sua densidade, sua interação com o crescimento e desenvolvimento das plantas, representa o centro das atenções da física do solo. Neste sentido, estudar o comportamento da densidade aparente permitirá compreender se a camada do solo analisada está ou não compactada, haja vista que estudos têm demonstrado que a densidade do solo aumenta com a profundidade devido a um maior adensamento de suas camadas e a diminuição da matéria orgânica. Esta é uma propriedade física do solo de grande importância para a verificação da condição estrutural, compactação e manejo do solo. Pesquisas têm mostrado que a densidade das partículas será tanto menor quanto maior for o conteúdo da matéria orgânica no solo. Dessa forma, sua importância é devido ao seu uso nas expressões matemáticas, em que se calculam volumes ou massas de sólidos das amostras, no cálculo da porosidade total, utilizado na análise do tamanho das partículas baseada em sua taxa de sedimentação em líquido, segundo a lei de Stokes, e fornece uma idéia aproximada da composição mineralógica do solo, bem como, do seu conteúdo orgânico. Outra variável importante no estudo do solo é a porosidade total que diminui com a compactação do solo, fazendo com que aumente a microporosidade do solo. Nesta pesquisa se fará uso de 20 amostras de solo deformadas, sendo que 10 serão coletadas na profundidade de 0 a 20 cm e 10 na profundidade de 20 a 40 cm, estas são profundidades médias de exploração do sistema radicular da maioria das plantas que serão analisadas pelo Método do Balão Volumétrico e da Proveta, já a porosidade total será calculada através da fórmula 100 (a b) / a. Quanto às análises dos dados serão feitas no Programa Microsoft Office Excel 2007.
Palavras-chave: Densidade
Porosidade total
Compactação do solo
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1966
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIB_-_A_002_-_RFC[1].pdf662,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Patrick Dailon Medeiros dos Santos.pdf662,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.