Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1983
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Racionalidade na produção e comercialização de plantas de múltiplo uso no município de Manaus e entorno no estado do Amazonas
Autor(a): Luana Batista da Silva
Orientador(a): Sandra do Nascimento Noda
Resumo: No estado do Amazonas a produção e o abastecimento de produtos oriundos da agricultura, na atualidade, vêm caracterizando uma visão empresarial de produção, circulação e consumo dos produtos numa experiência produtiva dotada de racionalidade econômica e tecnológica que se confronta com a racionalidade ambiental alvo das propostas de desenvolvimento e sustentabilidade regional. A re-apropriação dos recursos naturais para o estabelecimento da geração de renda na agricultura familiar coloca em evidência a necessidade de uma racionalidade no abastecimento dos produtos regionais e na oferta das plantas de múltiplo uso para o consumo urbano. No município de Manaus e arredores existe um elevado número de agricultores familiares, a maioria dos quais com dificuldades de manter suas atividades produtivas, ou mesmo de incorporar novas atividades e/ou tecnologias. Diante deste fato os agricultores familiares lançam mão de produzir e comercializar plantas de múltiplo uso para minimizar os efeitos da sazonalidade dos tempos de produção, dada a oferta diversificada nos diferentes momentos do processo produtivo anual. Para tal deve-se conhecer de maneira sistematizada as formas de manejo e organização da produção, a circulação e o consumo dos produtos em sistema agroflorestal, e as manifestações culturais, pois estas espelham a reconstrução material da realidade social vivenciada. A pesquisa propõe caracterizar os processos de racionalidade econômica e ambiental na produção e comercialização de plantas de múltiplo uso no município de Manaus, AM e entorno. Será utilizado o método Estudo de Caso, por possibilitar análise detalhada e ampla das realidades de sociedades específicas. A operacionalização será a partir de levantamento, correlação e análise de dados secundários obtidos nos Bancos de dados dos grupos institucionais de pesquisa em Socioeconomia e NERUA- Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico Pesquisas, construídos por intermédio de pesquisas de campo de dados primários no período de 2003 a 2009, bem como em textos bibliográficos especializados, censos e estatísticas institucionais para composição de arcabouço descritivo-explicativo. Os procedimentos caracterizam um levantamento de fontes de evidência para análise de séries temporais complexas a partir de dados secundários com a seleção, levantamento e análise dos dados em atendimento aos objetivos selecionados.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Produtos regionais
Abastecimento
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Fund. Des. Agrícola
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1983
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.