Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1988
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Efeito da adubação orgânica e química no ciclo vital e na produção de flores de Cosmos caudatus. Kunth para a implantação e estabelecimento de pastos apícolas na Amazônia Central
Autor(a): Rosilane Gomes de Souza de Oliveira
Orientador(a): Davi Said Aidar
Resumo: Com o intuito de dar continuidade ao desenvolvimento de tecnologias para a implantação e estabelecimento de pastos apícolas na região da Amazônia Central, estudos estão sendo feitos com o Cosmus sp (rôxo) que produz pólen e néctar muito apreciados pelas abelhas. Alguns dados já foram coletados, porém o período de floração excederá o término previsto no plano de tabalho inicial e o projeto necessitará de renovação para melhor coleta dos dados. As mudas já estão com mais ou menos 20 cm de altura e o crescimento da copa e da altura das plantas já estão sendo mensurados para obter-se as curvas de crescimento das mesmas. Os resultados obtidos oferecerão subsídios para apicultores e meliponicultores. O experimento está instalado no Setor de Apicultura e Meliponicultura na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas e ocupa uma área de 577 m², sendo 300 m² de área útil. O solo é do tipo Latossolo Amarelo. A área foi delimitada em 12 parcelas, com 4 repetições e 3 tratamentos. Cada parcela tem 50 plantas, das quais são avaliadas 24 plantas. O delineamento experimental será em blocos ao acaso com três tratamentos (T1 - sem adubação; T2 - 125 L de esterco bovino por m/L; T3 adubação química com NPK na fórmula 4 14 8 (150 g / mL) + micronutrientes - FTE BR 12 (10 g / mL). O material utilizado como adubo orgânico (esterco bovino) foi obtido na Fazenda Experimental da UFAM. O adubo químico foi adiquirido no comércio local de Manaus. A aplicação de FTE BR 12 foi realizada com 21 dias de antecedência ao transplantio. A adubação orgânica e química foi realizada com dez dias antes do transplantio. O Cosmus sp. foi propagado por sementes em bandejas de isopor de 72 células. Após 20 dias da germinação foi feito o transplantio para campo. O ciclo da planta está sendo avaliado a partir do transplantio. A florada será avaliada pela contagem semanal das flores, sendo que cada flor registrada terá uma parte de suas pétalas cortadas para impedir que seja recontada. Análises Estatísticas: a significância dos efeitos dos tratamentos serão determinadas pela análise de variância (ANOVA), e as comparações entre as médias das variáveis serão realizadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. O programa estatístico utilizado será o Estat versão 2.0. A renovação do projeto proporcionará a coleta de dados completa pois assim será possível acompanhar todo o ciclo vital da planta.
Palavras-chave: Abelhas
Cosmos
Adubação
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1988
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosilane Gomes de Souza de Oliveira.pdf947,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.