Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1995
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Experimento com estruturas artificiais para atrair os peixes associados à troncos caídos nas planícies inundadas no médio Rio Negro, Barcelos, Amazonas, Brasil
Autor(a): Fabricio Barros de Sousa
Orientador(a): Ning Labbish Chao
Resumo: Nas planícies inundáveis do Rio Negro, existem uma grande quantidade de igarapés e riachos que se destacam pela diversidade de espécies de peixes de interesse ornamental. A cidade de Barcelos está situada no médio rio Negro, possui área de 122. 476 km2 e uma população de 24.567 habitantes. A captura de peixes ornamentais é a principal atividade econômica, responsável pelo emprego de aproximadamente 1600 famílias, movimentando cerca de 65% da economia da cidade. Muitas espécies de peixes ornamentais exportadas, utilizam troncos caídos nos leitos dos igarapés provavelmente como local de refúgio, alimentação e reprodução. Estruturas artificiais podem proporcionar fonte de alimento, abrigo e locais de reprodução. Em áreas tropicais algumas evidências sugerem que áreas que proporcionam abrigo para evitar a predação podem ser mais importantes do que áreas fornecedoras de alimento. Levantamentos preliminares indicaram mais de 30 espécies de peixes das famílias Auchenipteridae, Loricaridae e Pimelodidae que são encontradas dentro de troncos de árvores caídos nos igarapés e em pedreiras submersas. Assim, podemos usar estruturas artificiais para atrair os peixes associados aos troncos, evitando a degradação de hábitats naturais que são utilizados por espécies de peixes como local de alimentação, abrigo e reprodução. As coletas serão realizadas nos igarapés Daracuá e Zamula, localizados cerca de 20 km da Cidade de Barcelos, AM. Os peixes serão capturados em três períodos do ciclo hidrológico (vazante, seca e enchente). Serão instaladas 12 unidades de estruturas artificiais em cada igarapé. Cada estrutura artificial será composta por 6 pedaços de tubo de PVC, sendo 3 de 75mm e 3 de 50mm e dois tijolos de construção de seis furos cada amarradas com nylon multifilamento (5mm). O monitoramento das unidades será realizado 2 vezes ao mês (de 15 em 15 dias). Os peixes coletados serão fixados em formalina a 10 % e transportados para o laboratório de ictiologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para serem identificados com chaves taxonômicas e a ajuda de especialistas. Serão coletadas informações dos seguintes parâmetros limnológicos: concentração de oxigênio dissolvido (mg/l) e a porcentagem de saturação (%), temperatura da água (Co), pH (potencial hidrogeniônico) e a condutividade elétrica (µS/cm). As estimativas de abundância e biomassa da ictiofauna serão baseadas no número e peso dos indivíduos de cada espécie capturados em cada unidade amostral. Os índices de diversidade de Shannon, equitabilidade de Pielou e riqueza de Margalef serão estimados para cada unidade amostral. Sendo assim, este trabalho pretende determinar os aspectos biológicos de peixes associados a hábitats artificiais em igarapés, quanto à identificação dos grupos de peixes, a forma de utilização e suas variáveis ecológicas. Essas informações poderão ser utilizadas como base para tomada de decisões a respeito da conservação e uso deste recurso pesqueiro.
Palavras-chave: Rio Negro
Igarapé
Estruturas artificiais
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA DE PESCA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1995
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabrício Barros de Sousa.pdf680,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.