Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2019
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Isolamento, purificação e caracterização de bactérias endofíticas do guaranazeiro (Paullina cupana var. sorbilis (Martius) Duke)
Autor(a): Luiz Felipe da SIlva Vieira
Orientador(a): Pedro de Queiroz Costa Neto
Resumo: Os microrganismos endofíticos ou endófitos são organismos que penetram no interior das plantas, vivendo sem causar prejuízos ao hospedeiro. Os endofíticos, como as bactérias, apresentam grande diversidade genética e versatilidade bioquímica, sendo que seus compostos metabólicos secundários são objetos de estudos de biorremediação, substâncias industriais e fármacos. Os endofíticos têm sido isolados das mais diversas espécies de plantas (medicinais e agronômicas). A rizosfera é uma zona de diversidade microbiana peculiar, com alta atividade e número de organismos e complexa interação entre microrganismos e raízes. A comunidade microbiana da rizosfera pode influenciar o crescimento vegetal de maneira benéfica (simbiose, biocontrole, fixação de nitrogênio etc.) neutra ou variável (liberação de enzimas e competição) ou prejudicial (doenças e fitotoxicidade). Esta região apresenta número elevado de actinobactérias produtoras de metabólitos secundários como os antibióticos. Este projeto pretende utilizar, para estudo das actinobactérias endofíticas e da rizosfera, a planta Paullina cupana var. sorbilis (Martius) Duke, guaranazeiro, nativa da região Amazônica. Seu uso não se restringe apenas como bebida gaseificada ou xarope (indústria alimentícia), mas também é utilizado nas indústrias farmacológica, cosmética com diversos produtos como sabonetes, xampus entre muito outros produtos. O presente projeto de pesquisa visa isolar actinobactérias endofíticas, purificá-las, identificá-las e armazená-las. Este projeto está vinculado ao projeto Microrganismos associados ao guaranazeiro com potencial biotecnológico e agrícola: especialmente visando o controle da antracnose do Edital 006/2009 - FAPESP-FAPEAM, aprovado e homologado em 22 de fevereiro de 2010, processo número 1904/2009.
Palavras-chave: Guaranazeiro
Endófitos
Actinobactérias
PCR
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: FITOSSANIDADE
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Fund. Des. Agrícola
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2019
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Felipe da Silva Vieira.pdf354,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.