Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2020
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Monitoramento sanitário do matrinxã Brycon amazonicus em diferentes sistemas de produção e fases de criação como suporte para otimizar a cadeia produtiva da espécie
metadata.dc.creator: Andreza de Lima Fontão
metadata.dc.contributor.advisor1: Ana Lúcia Silva Gomes
metadata.dc.description.resumo: O Brycon amazonicus é um peixe originário da bacia amazônica, amplamente cultivado em todo país com excelentes índices de crescimento. Esta espécie apresenta significativa importância como recurso alimentar e grande potencial para a piscicultura intensiva na bacia amazônica e demais regiões do país. Conhecimentos sobre sanidade em ambiente de cultivo ainda são bastante tímidos, grande parte das informações disponíveis sobre este tema é referente a exemplares coletados na natureza. Mesmo a matrinxã sendo uma das espécies nativas mais cultivadas no Brasil e particularmente, na região norte e no Estado do Amazonas, ainda assim estudos envolvendo patologias, surtos e mortandades em ambiente de cultivos são escassos. Este projeto pretende avaliar as condições sanitárias de matrinxã oriundas de diferentes regiões, cultivadas em diferentes sistemas de produção nas fases de alevinagem, recria e engorda. A proposta tem como meta principal verificar os impactos gerados pelo tipo de manejo empregado nos diferentes sistemas de produção de matrinxã, avaliando a qualidade sanitária dos peixes, a qualidade de água utilizada no cultivo e os tipos de patógenos que estão sendo introduzidos nos cultivos com a vinda de exemplares cultivados em outros estados do Brasil e que são trazidos para a região. Os conhecimentos gerados neste projeto constituirão um ponto chave na geração de informações técnicas que subsidiem medidas de manejo sanitário considerando as condições dos diferentes sistemas de produção empregados no cultivo de matrinxã.
Palabras clave : Manejo sanitário
Matrinxã (Peixe)
Cultivo
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AQUICULTURA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2010
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2020
Fecha de publicación : 1-jul-2011
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.