Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2021
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Impactos da transformação Floresta - Agrofloresta nos atributos físicos e químicos do solo na região de Humaitá, AM
Autor(a): Marcelo Dayron Rodrigues Soares
Orientador(a): Milton César Costa Campos
Resumo: O município de Humaitá localiza-se na região sul do Estado do Amazonas, o qual está englobado no denominado Arco do Desmatamento que caracteriza-se por uma região com imensa área que vem sofrendo alterações antrópicas. Sendo assim o objetivo deste trabalho é investigar os impactos da transformação Floresta-Agrofloresta nos atributos físicos e químicos do solo na região de Humaitá, AM. Para atingir esse objetivo, será realizado o mapeamento de uma área com seqüência de transformação Floresta-Pastagem, nestas áreas serão delimitadas duas malhas de 1 hectare, sendo uma em ambiente de Floresta e outra em ambiente de Pastagem. Nas malhas serão coletadas amostras de solos em espaçamentos regulares de 10 em 10 metros (nas profundidades 0,0-0,20 e 0,60-0,80 m) totalizando 121 pontos amostrais. Serão realizadas análises físicas (textura, argila dispersa em água e grau de floculação, densidade do solo e de partículas, porosidade total e condutividade hidráulica saturada, resistência do solo a penetração, umidade e estabilidade dos agregados em água), análises químicas (pH em água e KCl, Ca, Mg, K, Na e Al trocáveis, P disponível, H+Al, C orgânico e matéria orgânica). Após as analises os dados serão realizadas analises estatísticas descritivas e geoestatística.
Palavras-chave: Transformação dos ambientes
Atributos do solo
Agrofloresta
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2021
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Relatório_Final-Marcelo.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.