Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2038
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Abundância, estrutura dos tamanhos, razão sexual e dieta de Caiman crocodilus e Paleosuchus trigonatus nos igarapés urbanos de Manaus, Amazônia Central
metadata.dc.creator: Jadson Fabian Lacerda Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Ronis da Silveira
metadata.dc.description.resumo: Os crocodilianos figuram entre os maiores e mais abundantes vertebrados em muitos biomas ao redor do mundo. A dinâmica nestas espécies é afetada pela densidade, estrutura dos tamanhos e razão sexual das populações. Crocodilianos são predadores de topo de cadeia trófica, comem tudo que conseguem abocanhar e são responsáveis pela regulação populacional de suas presas. As espécies alvo deste estudo são o jacaré-coroa (Paleosuchus trigonatus) e o jacaré-tinga (Caiman crocodilus). O crescimento desordenado, a urbanização dos igarapés e provavelmente muitos outros fatores estão ameaçando a manutenção futura dessas populações de crocodilianos em Manaus. Os indivíduos a serem amostrados neste estudo serão oriundos do fragmento florestal da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS-Manaus), que é o órgão do Governo Municipal que resgata animais silvestres em risco ou que coloquem os munícipes em perigo. Levantamentos e capturas noturnas e visitas regulares ao CETAS-Manaus serão realizadas para determinar a abundância (somente na UFAM), estrutura de tamanhos e razão sexual das espécies-alvo. A dieta das espécies será determinada pela técnica de flushing. Espera-se amostrar 160 jacarés até o final deste Projeto. Acreditamos que os conhecimentos oriundos deste estudo poderão contribuir para a conservação dos jacarés urbanos na capital mais central da Amazônia brasileira.
Palabras clave : Fauna Urbana
Cetas
Crocodylia
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2010
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2038
Fecha de publicación : 1-jul-2011
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
RelatFinalPIB-B038-1011-JadsonLacerdaSegundaSubmissaoEnviada.pdf428,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.