Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2062
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estimativa e Comparação da Variabilidade Genética Inter e Intra Populacional de Tracajá (Podocnemis unifilis, Podocnemididae) em três Tributários da Bacia Amazônica
Autor(a): Camila Paiva Vieira
Orientador(a): Maria das Neves da Silva Viana
Resumo: Os quelônios sofrem uma forte pressão antropogênica, devido ao sabor de sua carne e seus ovos. Além disso, as comunidades tradicionais amazônicas os exploram como fonte de renda para sua subsistência. A exploração concentra-se principalmente na família Podocnemididae, pois agrupa espécies de grande porte, como as do gênero Podocnemis. Esse gênero aloca quatro espécies, dentre elas Podocnemis unifilis, conhecida popularmente como tracajá. Esta se encontra amplamente distribuída na bacia Amazônica, e é intensamente explorada tanto pelas populações tradicionais quanto por quelonicultores. Por se tratar de uma espécie suscetível a manejo é importante o estudo da diversidade genética e dinâmica de populações para fornecer suporte técnico adequado, ao órgão responsável pelo fornecimento destes animais aos criadores que vem distribuindo os filhotes sem um conhecimento prévio da estruturação das populações desta espécie. Além disso, este conhecimento é necessário durante o manejo das espécies na natureza para procurar manter a mesma variabilidade genética encontrados nas populações daquele local, pois esta pode representar adaptações específicas para a região. Para que sejam desenvolvidos estudos moleculares será utilizado a região controle do DNA mitocondrial que tem se mostrado muito eficaz em estudos de genética de populações devido à ausência de recombinação associada à sua alta taxa de evolução mais rápida relativa às seqüências nucleares. Para o presente trabalho serão estudados espécimes de P. unifilis oriundos de três localidades da Amazônia (Trombetas, Santarém e Tucuruí) para diagnosticar os níveis de variabilidade genética dentro e entre as populações, bem como, identificar se existem populações geneticamente estruturadas para que estas recebam tratamento diferenciado durante a aplicação das técnicas de manejo e conservação da espécie. PALAVRAS-CHAVE: Podocnemis unifilis, DNA mitocondrial, genética de populações.
Palavras-chave: Podocnemis unifilis
DNA mitocondrial
Genética de populações
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2062
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIB-B00162010_Relatorio_Final.pdf582,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.