Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2079
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Preparação de carvão ativado a partir das tortas das amêndoas de inajá (Maximilliana maripa) e de açaí (Euterpe Oleracea) para redução de contaminantes ambientais
Autor(a): Isadora Ribeiro Barbosa
Orientador(a): Paulo Rogério da Costa Couceiro
Resumo: O crescimento desordenado das grandes cidades e centros industriais tem contribuído diretamente para o aumento da concentração de substâncias tóxicas a níveis inaceitáveis no meio ambiente, colocando em perigo a saúde e a vida dos seres humanos. Na busca para a preservação do meio ambiente vários processos e materiais têm sido desenvolvidos ou inovados, principalmente, para o tratamento de água com grandes quantidades de compostos orgânicos poluidores. Destacadamente, o carvão ativado (CA) é dos materiais mais empregado na remoção de poluentes ambientais, pois apresenta excelentes características adsorventes, possibilitando sua aplicação em uma grande variedade de processos, tais como filtração, purificação, desodorização e eliminação de contaminantes ambientais. O CA pode ser obtido a partir da pirólise ou carbonização de matéria orgânica, como casca de coco, casca de arroz, resíduo de torta de sementes oleagenosas e outros, conferindo ou melhorando em muitas vezes a capacidade de adsorção devido a distribuição de poros, área superficial específica, atividade química da superfície, resistência mecânica etc. Dessa forma, CA s ativados preparados pelo processo de pirólise e a matéria-prima, as tortas das amêndoas de inajá (Maximilliana maripa) e dos caroços de açaí (Euterpe oleracea) é uma alternativa de se desenvolver materiais de baixo custo que possam ser utilizados como remediadores de contaminantes ambientais em meio aquoso, principalmente para a nossa região.
Palavras-chave: Carvão
Adsorção
Maximilliana maripa
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Química
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2079
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
R_F_E_9_2010_-_Corrigido.pdf674,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.