Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2082
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise sedimentológica dos arenitos da formação Nhamundá na região de Presidente Figueiredo, borda Norte da Bacia do Amazonas
Autor(a): Isabela Barbosa Leocádio
Orientador(a): Emilio Alberto Amaral Soares
Resumo: A Bacia sedimentar do Amazonas constitui uma unidade sedimentar intracratônica, sendo preenchida principalmente por uma megassequência Paleozóica, que inclui quatro sequências de segunda ordem: Sequência Ordovício-Devoniana, Sequência Devono-Toirnaisiana, Sequência Neoviseana e Sequência Pensilvaniano-Permiana (Cunha et al., 2007). Destas, apenas a Sequência Ordovício-Devoniana aflora na região de Presidente Figueiredo, borda norte da Bacia do Amazonas, sendo constituída Grupo Trombetas. De acordo com a Carta Estratigráfica da Bacia do Amazonas (Cunha et al., 2007), este grupo inclui as formações Autás-Mirim, Nhamundá, Pitinga, Manacapuru e Jatapu. Na região de Presidente Figueiredo aflora apenas parte do Grupo Trombetas (formações Nhamundá, Pitinga, Manacapuru), com excelentes afloramentos ao longo das estradas, cavernas e cachoeiras. A Formação Nhamundá, datada do Siluriano Inferior, é a unidade geológica mais expressiva nesta região, sendo constituída principalmente por arenitos, com folhelhos, siltitos e diamictitos subordinados. Nesta formação, Soares et al. (2005) individualizou nove fácies sedimentares características de ambiente litorâneo com influência glacial, que foram agrupadas em dois conjuntos denominados de fácies não-deformadas e deformadas. As fácies não deformadas compreendem arenitos finos a grossos com estratificação e laminação plano-paralela, estratificação cruzada tabular, estratificação cruzada hummocky e acamamento maciço, depositadas em ambientes de foreshore a shoreface. As fácies deformadas são compostas de arenitos e diamictitos com estruturas de deformação. Portanto, é proposto neste Projeto de PIBIC o detalhamento dos aspectos granulométricos e morfológicos das fácies sedimentares da Formação Nhamunda, visando uma melhor definição das condições de sedimentação e processos sedimentares.
Palavras-chave: Siluriano
Formação Nhamundá
Parâmetros Estatísticos
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: GEOCIÊNCIAS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Geociências
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2082
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Engenharias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.