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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fabíola Guerra Nakamura-
dc.creatorDanilo Mendonça Peixoto-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:12:23Z-
dc.date.available2016-09-23T15:12:23Z-
dc.date.issued2011-07-01-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2135-
dc.description.resumoNos últimos anos assistiu-se a um aumento muito grande do número de veículos que trafegam em grandes cidades brasileiras. Isso se deve a diversos fatores entre eles o próprio e esperado crescimento dos centros urbanos, o aumento do poder de compra do brasileiro que entre 2003 e 2008 aumentou em média 11,3% para a população economicamente ativa e ocupada, estabilidade da economia, expansão nas modalidades de compra de carros que possibilitaram que uma maior parcela da população pudesse adquiri-los, incentivos do governo e a piora no serviço de transporte público que leva as pessoas a optarem por transportes individuais. Nos anos 90 o aumento também se deu porque diversas montadoras de veículos lançaram no Brasil a categoria de carros populares que atenderam a um número maior de usuários. O aumento das frotas de veículos não foi acompanhado de obras para adequação da infraestrutura viária dos grandes centros urbanos. As conseqüências deste cenário são aquelas conhecidas por motoristas, usuários de transportes coletivos e pedestres, grandes congestionamentos quase que diários e em muitos pontos da cidade durante uma boa parte do dia e não apenas em horários de pico. Visando contribuir para minimizar estes problemas este projeto propõem um estudo do comportamento do tráfego de veículos e pedestres em cidades para caracterização e modelagem de seus fluxos. A caracterização do fluxo de veículos e pedestres em uma cidade permite que se reproduza em simulações como este fluxo se comporta e é útil na identificação de problemas. Se um carro enguiça ou uma batida ocorre o fluxo será diferente daquele esperado e que foi identificado na caracterização e com isso será possível identificar uma possível anomalia. A modelagem também é usada em simulações e permite que se façam previsões sobre o comportamento do tráfego em caso de mudanças, como mudanças no tempo de sinais, obras, entre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipVoluntáriopt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Computacaopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2010pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectTráfego-
dc.subjectModelagem-
dc.subjectCaracterizaçào-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.titleCaracterização e Modelagem de Tráfego de Veículos e Pedestrespt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoCiência da Computaçãopt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-E/0081/2010-
dc.pibic.projetoCaracterização e Modelagem de Tráfego de Veículos e Pedestres-
dc.pibic.dtinicio2010-07-02-
dc.pibic.dtfim2011-07-01-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

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