Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2143
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Desenvolvimento de um espectrógrafo para fins didáticos com o uso de retroprojetor
Autor(a): Joiciane do Nascimento Bezerra
Orientador(a): Karime Rita de Souza Bentes
Resumo: O estudo da interação da radiação com a matéria é foco de inúmeras disciplinas da área de exatas, quer seja da física, química ou engenharia. Essa interação pode dar informações importantes acerca das propriedades do material analisado. A grande área que engloba essas interações é a espectroscopia, que pode ser definida como sendo o estudo de espectros gerados a partir dessa ação mútua entre radiação e matéria. A primeira utilização da espectroscopia foi na química. Kirchhoff e Bunsen desenvolveram um espectroscópio baseado em um prisma, o qual ainda pode ser encontrado em laboratórios para análises químicas. A educação atual busca desenvolver trabalhos pedagógicos que tragam o dia-a-dia do aluno para a sala de aula, fazendo uso de ferramentas que fortaleçam a articulação de conceitos teóricos com a prática. Essa estratégia tem como maior objetivo favorecer o processo de ensino/aprendizagem, processo árduo quando se trata de ensino em Química. Dessa forma, conhecer todos os conceitos teóricos necessários para o entendimento da técnica acima descrita é fundamental. Em geral, experimentos de espectroscopia na região da luz visível são versáteis e fáceis de construir. Por meio dessas práticas podem ser observadas as raias de emissão e absorção de luz por uma dada substância, e assim pode-se identificar de maneira inequívoca a composição desse material. Em linhas gerais, o objetivo deste projeto é, a partir de um retroprojetor que já não é mais utilizado e com materiais de baixo custo, construir um aparelho que pode ser utilizado para demonstração dos principais conceitos de química quântica envolvendo espectroscopia de emissão e absorção da luz visível, pois utilizando este aparato, é possível apresentar e discutir conceitos importantes acerca de química quântica, como a dispersão da luz por grades de difração, ordem de difração, fluorescência, espectros ópticos de emissão contínua e absorção da luz por líquidos e sólidos.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: instrumentação analítica, educação em química, química quânt
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Exatas e da Terra: Quimica Analitica
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Química
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2143
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.