Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2143
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Karime Rita de Souza Bentes
dc.creatorJoiciane do Nascimento Bezerra
dc.date.accessioned2016-09-23T15:12:24Z-
dc.date.available2016-09-23T15:12:24Z-
dc.date.issued2011-07-01
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2143-
dc.description.abstractpt_BR
dc.description.resumoO estudo da interação da radiação com a matéria é foco de inúmeras disciplinas da área de exatas, quer seja da física, química ou engenharia. Essa interação pode dar informações importantes acerca das propriedades do material analisado. A grande área que engloba essas interações é a espectroscopia, que pode ser definida como sendo o estudo de espectros gerados a partir dessa ação mútua entre radiação e matéria. A primeira utilização da espectroscopia foi na química. Kirchhoff e Bunsen desenvolveram um espectroscópio baseado em um prisma, o qual ainda pode ser encontrado em laboratórios para análises químicas. A educação atual busca desenvolver trabalhos pedagógicos que tragam o dia-a-dia do aluno para a sala de aula, fazendo uso de ferramentas que fortaleçam a articulação de conceitos teóricos com a prática. Essa estratégia tem como maior objetivo favorecer o processo de ensino/aprendizagem, processo árduo quando se trata de ensino em Química. Dessa forma, conhecer todos os conceitos teóricos necessários para o entendimento da técnica acima descrita é fundamental. Em geral, experimentos de espectroscopia na região da luz visível são versáteis e fáceis de construir. Por meio dessas práticas podem ser observadas as raias de emissão e absorção de luz por uma dada substância, e assim pode-se identificar de maneira inequívoca a composição desse material. Em linhas gerais, o objetivo deste projeto é, a partir de um retroprojetor que já não é mais utilizado e com materiais de baixo custo, construir um aparelho que pode ser utilizado para demonstração dos principais conceitos de química quântica envolvendo espectroscopia de emissão e absorção da luz visível, pois utilizando este aparato, é possível apresentar e discutir conceitos importantes acerca de química quântica, como a dispersão da luz por grades de difração, ordem de difração, fluorescência, espectros ópticos de emissão contínua e absorção da luz por líquidos e sólidos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.formatPDF
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2010pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectinstrumentação analítica, educação em química, química quânt
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terra: Quimica Analiticapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um espectrógrafo para fins didáticos com o uso de retroprojetorpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.pibic.tipobolsa
dc.pibic.nrprojetoPIB-E/0091/2010
dc.pibic.projetoDesenvolvimento de um espectrógrafo para fins didáticos com o uso de retroprojetor
dc.pibic.dtinicio2010-07-02
dc.pibic.dtfim2011-07-01
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.