Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2164
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Uso da artéria radial e da artéria torácica interna como enxerto composto na revascularização do miocárdio: estudo randomizado comparativo
Autor(a): Renata Wanderley Nogueira
Orientador(a): Mariano Brasil Terrazas
Resumo: Os enxertos arteriais compostos foram propostos procurando-se evitar os inconvenientes da anastomose proximal na aorta ascendente. O objetivo deste estudo é comparar os resultados do enxerto composto da artéria radial (AR) e da artéria mamária direita (ATID) com anastomose proximal na artéria torácica interna esquerda (ATIE) na revascularização do miocárdio (RM). Sessenta pacientes serão randomizados e operados no Hospital Francisca Mendes, no período de Julho de 2010 a Janeiro de 2011. Os pacientes do grupo I (GI) receberão enxerto composto de ATID e do grupo II (GII), enxerto composto de AR, construídos antes do estabelecimento da circulação extracorpórea (CEC) e dirigidos para as artérias da face lateral do ventrículo esquerdo (VE) com obstrução maior que 75%. A ATIE será anastomosada na artéria interventricular anterior. Todos os pacientes serão submetidos a exame de tomografia coronária no período pós-operatório (PO) precoce (15-30 dias de PO). As características pré-operatórias como idade, sexo, incidência de diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, tabagismo, infarto do miocárdio prévio, classe funcional para angina, número de artérias coronárias obstruídas e fração de ejeção do VE serão analisadas em ambos os grupos. Os grupos serão analisados em relação aos dados operatórios e de evolução pós-operatória imediata, tanto em relação à evolução clinica, quanto com relação às características tomográfica estudando sempre a área a ser revascularizada e a perviedade dos enxertos. O estudo será projetado para identificarem-se diferenças na evolução clínica dos pacientes com grau de significância de 5% ( = 0,05). A análise será feita por intenção de tratar.
Palavras-chave: Revascularização
Miocárdio
Radial
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: CIRURGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Clínica Cirúrgica
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2164
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.