Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2180
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Mini-exame do estado mental: Características psicométricas em idosos atendidos em um Centro de Atenção Integral a Melhor Idade, Manaus, Amazonas
Autor(a): Rafael Leônidas Cristino Abreu
Orientador(a): David Lopes Neto
Resumo: INTRODUÇÃO: o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) tornou-se importante instrumento de rastreio de comprometimento cognitivo. Como instrumento clínico, pode ser utilizado na detecção de perdas cognitivas, no seguimento evolutivo de doenças e no monitoramento de resposta ao tratamento ministrado. Como instrumento de pesquisa, tem sido largamente empregado em estudos epidemiológicos populacionais, fazendo parte integrante de várias baterias neuropsicológicas. OBJETIVO: Definir o mini-exame do estado mental (MEEM) global, por idade e educação em idoso um Centro de Atenção Integrada da Melhor Idade (CAIMI) Ada Rodrigues Viana em Manaus, Amazonas. MÉTODO: Estudo transversal a ser realizado entre os meses de agosto de 2010 a julho de 2011, será selecionada uma amostra de conveniência composta por 375 idosos ( n estimado com base na estimativa de idosos atendidos no ano de 2009), atendidos no Centro de Atenção Integral da Melhor Idade (CAIMI) Ada Rodrigues Viana da cidade de Manaus-AM. Critérios de inclusão do estudo serão: idosos jovens, pertencentes a faixa etária 65 a 84 anos completos, alfabetizados e analfabetos; idosos velhos, acima de 85 anos completos, alfabetizados e analfabetos. Comparar-se-á o MEEM dos grupos utilizando-se testes t de Student, Mann-Whitney e Tukey (p< 0,05).
Palavras-chave: Idosos
MEEM
Epidemiologia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública
Escola de Enfermagem de Manaus
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2180
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.