Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2190
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Aspectos clínicos, epidemiológicos e radiológicos de pacientes com polipose nasal em acompanhamento no serviço de otorrinolaringologia do Ambulatório Araújo Lima e Hospital Universitário Getúlio Vargas-AM
Autor(a): Melka Franco Guimarães
Orientador(a): Renato Telles de Souza
Resumo: Introdução: A Polipose Nasal (PN) consiste em um distúrbio inflamatório crônico da mucosa do nariz e seios paranasais, bilateral, o qual provoca edema de mucosa e ocasiona a protrusão de pólipos benignos na cavidade nasal, nasofaringe e seios paranasais. A presença dos pólipos leva a obstrução dos óstios de drenagem nasossinusal e conseqüente quadro clínico de sinusopatia crônica. Apresenta impacto pior na qualidade de vida do que quando comparado a outras doenças crônicas, trazendo sérias limitações sociais e laborativas aos doentes. A incidência da PN é de cerca de 1 a 4% na população geral, podendo também se manifestar em diferentes doenças. A tomografia computadorizada é o exame radiológico mais utilizado, mostrando a extensão do acometimento dos seios paranasais. Objetivo: Investigar os aspectos clínicos, epidemiológicos e radiológicos da polipose nasal, com ênfase nos indivíduos em acompanhamento médico no Serviço de Otorrinolaringologia do Ambulatório Araújo Lima. Analisar possíveis associações entre os dados coletados e prevalência de características radiológicas. Forma de estudo: Descritivo retrospectivo. Metodologia: Os pacientes serão submetidos a um questionário estruturado em forma de entrevista. Pretende-se aplicá-lo em todos os pacientes com polipose nasal acompanhados pelo Serviço de Otorrinolaringologia do Ambulatório Araújo Lima, do período de Agosto de 2010 a Março de 2011. Também serão consultados os prontuários dos respectivos pacientes para a coleta de eventuais informações de cunho médico e/ou itens que não puderam ser obtidos através da entrevista direta. Resultados esperados: A partir dos dados coletados, espera-se encontrar possíveis associações entre os sintomas clínicos mais prevalentes com a idade e o sexo dos pacientes; associações entre os antecedentes patológicos e/ou medicações previamente com os achados endoscópicos; e a prevalência de características radiológicas da população estudada.
Palavras-chave: Polipose Nasal
Aspectos clínicos
Aspectos Radiológicos
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: CIRURGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Clínica Cirúrgica
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2190
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.