Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2194
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Efeito anti-inflamatório dos extratos da folha de Pouteria nuda na Artrite induzida por adjuvante em Ratos Lewis
Autor(a): Marcelo Miguel Brito de Oliveira
Orientador(a): José Fernando Marques Barcellos
Resumo: A artrite reumatóide (AR) é a artropatia crônica inflamatória de maior prevalência e que mais causa invalidez, seja temporária ou permanente, a qual possui muitos de seus mecanismos fisiopatológicos ainda por serem elucidados. Sabe-se que AR é uma doença auto-imune, apresenta inflamação grave principalmente nas articulações periféricas de modo simétrico, resultando em destruição da cartilagem, erosão óssea e deformação das articulações. Apesar do avanço na compreensão sobre a AR ter possibilitado uma melhor apreciação dos reais mediadores da lesão articular, o que tem embasado a busca de terapias que suprimam essas moléculas pró-inflamatórias, como as que inibem o TNF-α, uma proporção significativa de pacientes com AR apresenta falha na resposta ou intolerância aos fármacos inibidores dessas moléculas, sendo ainda relatados muitos casos de toxicidade no uso dessas terapias, o que demonstra a necessidade de novas abordagens. Alternativas terapêuticas cada vez mais populares por sua eficácia no tratamento de diversas doenças são os fitoterápicos. Várias espécies de Pouteria (Família Sapotaceae) têm sido utilizadas na medicina popular para tratar febre, inflamação, dores nas costas, erupções da pele, úlceras e até diabetes. A espécie Pouteria nuda, apesar de possuir poucos estudos ao seu respeito, em trabalhos in vitro tem demonstrado ação anti-tumoral, aumento da atividade bactericida, inibição da agregação plaquetária e da atividade hemolítica. Diante do bom desempenho de várias espécies da família Sapotaceae contra inúmeros distúrbios entre os quais os inflamatórios, e considerando o grande papel dos modelos experimentais como ferramenta indispensável para estudos terapêuticos, propõe-se a avaliação do efeito in vivo dos extratos da folha de Pouteria nuda sobre a artrite reumatóide, através do consagrado modelo de artrite adjuvante induzida em ratos Lewis.
Palavras-chave: Histopatologia
Artrite reumatóide
Pouteria nuda
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: CIRURGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Morfológica
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2194
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcelo Miguel Brito de Oliveira.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.