Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2201
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação do nível de conhecimento sobre o tratamento da doença de portadores de diabetes MELLITUS tipo 2 atendidos no Sistema Único de Saúde da cidade de Manaus
Autor(a): Hércules de Oliveira Marques Júnior
Orientador(a): Jean Jorge Silva de Souza
Resumo: O diabetes mellitus (DM) é um distúrbio metabólico, onde ocorre uma desordem no metabolismo da glicose, levando a um quadro comum de hiperglicemia, que pode ocasionar sérios distúrbios micro e macrovasculares. O tratamento depende muito do paciente, pois envolve modificações no estilo de vida e a necessidade de boa aderência ao tratamento. Portanto, a educação do portador de DM sobre sua doença é etapa fundamental para o sucesso do tratamento e, portanto, para evitar suas complicações. Este estudo visa identificar o grau de conhecimento dos portadores de DM, atendidos no Sistema Único de Saúde, sobre a doença em si e o tratamento da mesma. Para tal, utilizar-se-ão questionários, onde serão registrados dados clínicos e laboratoriais, e as opiniões dos pacientes sobre o seu tratamento. O estudo poderá ajudar os gestores a avaliar se há necessidade de aperfeiçoamento nas ações de educação em DM, podendo fornecer os subsídios necessários para tal, aprimorando as ações de saúde em relação à prevenção e ao tratamento desta doença e de suas complicações.
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Tratamento
Educação
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Clínica Médica
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2201
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.