Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2227
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: A situação da mulher nos cursos técnicos de agropecuária e manejo florestal do Instituto de Educação Superior e Tecnologia/ Campus Zona Leste
Autor(a): Diego Costa de Oliveira
Orientador(a): Arminda Rachel Botelho Mourão
Resumo: Este trabalho visa pesquisar a situação da mulher nos cursos de agro-pecuária e manejo florestal do IFAM/CAMPUS ZONA LESTE. Inicialmente partimos da discussão da incorporação da Escola Agro-técnica Federal do Amazonas ao Instituto Federal de Educação Superior e Tecnologia do Amazonas, transformando-se em um Campus do referido Instituto. Entendemos que as modificações no mundo do trabalho vêm no sentido de aumentarem a produtividade, incorporando a ciência e a tecnologia como forças propulsoras do processo de acumulação capitalista, o qual exige um novo tipo de trabalhador e conseqüentemente novos processos de formação. É mister discutir como a mulher se situa nesta nova configuração societária. Tabak (2003) constata que o número de matrículas de mulheres em cursos universitários tem aumentado, assim como nos cursos técnicos, mas que o desequilíbrio entre o número de homens e mulheres ainda existe principalmente nas áreas cuja profissão é considerada masculina. O caminho teórico-metodológico que elegemos inicia-se ao traçarmos o perfil dos alunos e alunas, dos professores e professoras dos cursos de agro-pecuária e manejo florestal do IFAM/AM, pois estaremos respondendo a uma questão fundamental que é: como a mulher participa dos processos de formação em uma área que tradicionalmente tem sido um reduto masculino? Posteriormente estabeleceremos a análise da matriz curricular dos referidos cursos na perspectiva do gênero.
Palavras-chave: Gênero, Trabalho, Ensino Profissional
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Teorias e Fundamentos
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2227
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
pib-SA-0026-2010-_Diego[2].pdf478,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.