Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2230
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Sentidos do uso indevido de drogas atribuídos por pacientes em recuperação em um ambulatório para tratamento de dependência química na cidade de Manaus
Autor(a): Davi Rosas Marques
Orientador(a): Iolete Ribeiro da Silva
Resumo: O presente projeto enfoca o fenômeno do uso indevido de drogas de pacientes em tratamento ambulatorial para dependência química em Manaus AM. Entendendo o homem na perspectiva da psicologia sócio-histórica e tomando o sentido como categoria de análise, pretende-se ao dar possibilidade de fala a pacientes em tratamento de dependência química identificar o sentido que eles atribuem a esse uso. Este trabalho tem como objetivo geral - compreender a processualidade e a complexidade das configurações subjetivas dos pacientes no momento do tratamento ambulatorial na cidade de Manaus relacionadas ao uso indevido de drogas, tendo o sentido como categoria de análise e tem como objetivos específicos: compreender quais os sentidos do uso indevido de drogas que configuram as subjetividades de pacientes durante tratamento ambulatorial para álcool e outras drogas na cidade de Manaus; analisar como a droga começou a fazer parte da vida desses pacientes, priorizando a compreensão de sua história de vida. Serão usados como procedimentos de coleta de dados a entrevista individual semi-estruturada, que prioriza a história de vida dos sujeitos; a realização de um grupo focal, observação participante e pesquisa documental por meio da análise das triagens dos pacientes disponibilizadas pela instituição. Os sujeitos participantes da pesquisa serão um total de dez pacientes. Para compreensão da constituição subjetiva desses sujeitos será usada a metodologia da Análise de Conteúdo, proposta metodológica que ajuda no trabalho com grande quantidade de dados. O processo de análise de dados também será vislumbrado a partir da compreensão da Epistemologia Qualitativa, proposta por Gonzalez Rey, importando mais a singularidade da produção do conhecimento diante de um determinado número de sujeitos do que a quantidade de sujeitos envolvidos. Com isso, essa pesquisa quer fazer uma discussão sobre a subjetividade segundo a perspectiva Sócio-Histórica da Psicologia, usando como categoria de analise o sentido.
Palavras-chave: Produção de sentidos
Juventude
Dependência química
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Psicologia
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2230
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RELATORIO_FINAL.pdf513,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.