Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2238
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: A Intervenção dos Profissionais na Área da Educação: Um estudo de caso nas Escolas Municipais Maria do Carmo Rebello de Souza e Antônio Matias Fernandes da Rede de Ensino Fundamental na Cidade de Manaus
Autor(a): Ana Karoliny dos Santos Pereira
Orientador(a): Simone Eneida Baçal de Oliveira
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral: Analisar a intervenção dos profissionais das Escolas Municipais Maria do Carmo Rebello de Souza e Antônio Matias Fernandes no enfrentamento das expressões da questão social no ensino fundamental. Os objetivos específicos são: Conhecer o atual quadro de expressões da questão social apresentadas no âmbito escolar; Verificar as atividades realizadas entre alunos e/ ou entre profissionais no cotidiano escolar bem como sua relação interventiva na questão social; e, Analisar os limites e os desafios enfrentados entre os profissionais nas ações interventivas desenvolvidas na escola. Nesse sentido, a relevância desta pesquisa está também em viabilizar maior proximidade do real cotidiano escolar e instiga a reflexão de uma intervenção interdisciplinar frente às demandas que o permeiam, proporcionando algumas alternativas para essas, dando condições mínimas para a formação dos alunos para o mercado de trabalho e exercício da cidadania através do ensino fundamental obrigatório e gratuito. A análise do projeto almeja um olhar crítico frente à realidade da atuação dos profissionais nas escolas a ser constatada empiricamente.
Palavras-chave: Pratica Profissional, Questão social, Educação
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Serviço Social
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2238
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.