Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2247
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Humanização: a percepção dos vários atores do programa de residência multiprofissional em saúde do Hospital Universitário Getúlio Vargas
Autor(a): Guiomar Alegria Souza Silva Nobre
Orientador(a): Denise Machado Duran Gutierrez
Resumo: O presente trabalho se insere no quadro dos estudos sobre as Políticas de Humanização e suas experiências de implementação. Volta-se para compreender como os diferentes atores sociais ligados ao Programa de Residência multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Getúlio Vargas percebem seus fazeres e saberes dentro dessa temática. Interessa-nos, sobretudo conhecer como a Política Nacional de Humanização (2004, 2009) tem sido posta em prática no cotidiano dos serviços de saúde ali desenvolvidos. Ademais entendemos que a política se efetiva no contexto das equipes multiprofissionais que se capacitam para aplicá-la privilegiando o cuidado integral à saúde. Adotamos aqui uma metodologia qualitativa explorando os sentidos e significados presentes nas falas de vários sujeitos. Para tal utilizaremos entrevistas individuais semi-estruturadas acompanhadas por registros em Diário de Campo, que aportarão informações complementares para o entendimento da tematica investigada. O grupo de participantes constará de aproximadamente 30 entrevistados no ambiente do hospital, sendo 12 Residentes, 12 gestores de vários programas de saúde e 6 usuários atendidos pela equipe multiprofissional. A análise de dados será feita a partir do conjunto de registros, que constituirá o corpus de análise, sob forma de Análise de Conteúdo Temática, conforme proposta de Bardin (1970). A pesquisa conta com todas as condições necessárias para sua execução uma vez que a pesquisadora responsável já se encontra inserida como preceptora do programa.
Palavras-chave: Humanização
Políticas Públicas em saúde
Atenção à saúde
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Psicologia
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2247
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guiomar Alegria Souza Silva Nobre.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.