Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2249
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Perda de um filho com câncer: significados no discurso de familiares à luz da Psicologia Fenomenológico-Existencial
Autor(a): Fabiola Vasques Vieira
Orientador(a): Ewerton Helder Bentes de Castro
Resumo: O câncer é um conjunto de patologias que incidem sobre o organismo, duplicando células diferenciadas e de modo desordenado. Uma das manifestações mais dramáticas é quando as vítimas são crianças. A experiência da comunicação do diagnóstico instaura uma crise onde são expostas vulnerabilidades no núcleo familiar. Apesar dos esforços empreendidos algumas crianças vêm a óbito e essa perda, provoca dor incomensurável, com a sensação de desmoronamento de um mundo construído e sonhado. Neste contexto, esta investigação se propôs a compreender através do discurso como as famílias enfrentam esse momento de perda, que fatores são intervenientes na dinâmica familiar, a partir dos pressupostos da Psicologia fenomenológico-Existencial. É uma pesquisa de natureza qualitativa e desenvolver-se-á de acordo com os preceitos do método fenomenológico, que preconiza compreender o outro naquilo que ele traz em seu discurso. Os colaboradores serão 10 famílias que perderam seus filhos em decorrência do câncer, em Manaus. A obtenção dos dados ocorrerá após a aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFAM, autorização do GACC para levantamento do número de famílias, apresentação da pesquisa e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes. O estudo será realizado por meio de entrevistas gravadas em áudio com uma hora e meia de duração em média, partindo da questão norteadora: Gostaria que o Sr./Sra descrevesse para mim como foi para você a morte de seu filho, o que sentiu, o que pensou". Dos discursos serão apreendidas Unidades de Significado que originarão Categorias de Análise que servirão para compreender a existencialidade dessas famílias frente a perda de um filho com câncer.
Palavras-chave: Perda
Câncer Infantil
Psicologia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Psicologia
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2249
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RELATÓRIO_FABÍOLA_VIEIRA_-_PIBIC.pdf845,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.