Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2349
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: O Ensino Via Pesquisa como Processo Educativo e Valorização Cultural Indígena
metadata.dc.creator: Thaline Ferreira Fontes
metadata.dc.contributor.advisor1: Ivani Ferreira de Faria
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa pretende analisar como a metodologia do Ensino Via Pesquisa aplicada na escola Ye pa Mahsã através das pesquisas realizadas por alunos pode ser um instrumento de valorização da cultura indigena ao mesmo tempo contribuir para a sistematização dos saberes indigenas. Neste sentido, após 5 anos de funcionamento cabe uma discussão e reflexão sobre esta metodologia em execução na escola, dos projetos desenvolvidos, a forma de aplicação dos conhecimentos indigenas e não indigenas, as dificuldades enfrentadas pelos professores pois esta proposta metodológica visa romper com uma pedagogia tradicional, promover uma cultura de inovação e ao mesmo fortalecer a identidade étnica dos povos envolvidos. A base conceitual da pesquisa está centrada nos conceitos escola indígena, cultura e ensino via pesquisa. Para seu desenvolvimento, utilizaremos o método dialético com procedimentos metodológicos da pesquisa participante, com documental e de pesquisa de campo a partir de fontes primárias e secundárias e aportes teóricos para análises dos dados.
Abstract: 
Keywords: ensino via pesquisa
cultura
escola indígena
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas: Geografia Politica
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2010
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2349
Issue Date: 1-Jul-2011
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.