Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2366
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Analise da influência do sistema viário sobre a duração das viagens urbanas de Manaus por diferentes modos de transporte
metadata.dc.creator: Aline Damaceno Leite
metadata.dc.contributor.advisor1: Geraldo Alves de Souza
metadata.dc.description.resumo: O Presente projeto parte da hipótese de que o tempo dedicado às viagens urbanas em Manaus sofre influência do sistema viário e do modo de transporte utilizado, sendo o Transporte Coletivo TC o mais demorado e o mototáxi o mais rápido. Parte também da hipótese que os usuários de automóveis e os mototaxistas buscam rotas alternativas para fugirem de trechos com congestionamento de trânsito, o que não acontece com o TC. Assim, este projeto tem por objetivo reconhecer a influência que o sistema viário de Manaus exerce sobre a duração das viagens urbanas e a variação do tempo dedicado a às mesmas por usuários de diferentes modos de transporte (ônibus articulado, convencional, microônibus, automóvel e mototáxi (em áreas da cidade onde este serviço está disponível). Para tanto serão realizadas viagens urbanas nos diferentes modos de transporte tendo em comum o ponto de partida (origem) e o ponto de chegada (destino). Para este levantamento a bolsista contará com a colaboração de alunos ligados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cidades da Amazônia Brasileira NEPECAB, para que as condições do trânsito sejam idênticas para os diferentes modos. Durante a viagens serão utilizados receptores GPS para coletar pontos do trajeto. Estes pontos, além de permitir reconhecer o itinerário percorrido por cada um dos modos de transporte, conterão o horário de passagem por cada ponto, o que permitirá reconhecer variações na velocidade média da viagem e assim identificar a influência que o sistema viário exerce sobre a duração das viagens urbanas em Manaus. Um Sistema de Informações Geográficas SIG será utilizado para manipular os itinerários e apoiar a interpretação dos dados levantados.
Palabras clave : Manaus
Mobilidade
SIG
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2010
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2366
Fecha de publicación : 1-jul-2011
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
Relatorio_Final__PIB-H0064_2010_Revisado.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.