Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2392
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo da alimentação das espécies de peixes predadores em lagos de várzea na região do médio rio Solimões (Amazonas-Brasil)
Autor(a): Bruna Vasconcelos dos Santos
Orientador(a): Lucirene Aguiar de Souza
Resumo: Inúmeras são as características das planícies inundáveis das regiões tropicais e subtropicais, dentre elas, destaca-se o número de espécies presentes, em especial a de peixes. No topo dos ecossistemas de água doce encontram-se os peixes piscívoros, que exercem impacto direto ou indireto sobre a biota, baseando-se de um amplo espectro de presas, entretanto, poucas predominam em suas dietas, estando seu consumo associado à abundância das mesmas no ambiente. Pelo fato de a piscivoria ser uma das principais fontes de mortalidade em estoques naturais de peixes, o controle da biomassa por espécies piscívoras é de grande importância, pois a ação de alguns predadores é tão atuante que pode muitas vezes reduzir fortemente a densidade das espécies de suas vítimas e até eliminar algumas espécies de certos habitats. Neste sentido, a possibilidade de avaliar a influência das alterações cíclicas na alimentação de espécies piscívoras, bem como a possibilidade do uso de diferentes hábitats que favoreçam a captura das presas é a proposta de estudo deste plano de PIBIC, que contará com o suporte financeiro do Projeto PIATAM V. As pescarias experimentais serão realizadas em cinco lagos de várzea localizados ao longo do rio Solimões, no trecho compreendido entre os municípios de Iranduba e Coari AM, nos períodos do ciclo hidrológico de enchente, cheia, vazante e seca. O apetrecho utilizado será rede de emalhar de 30mm a 100mm entre nós opostos, com dimensão de 15 metros e 2 metros de altura, ficando expostas por aproximadamente 15 horas por dia. A identificação dos itens consumidos por cada exemplar de peixe ocorrerá através dos métodos: Freqüência de Ocorrência, que nos dará informação sobre seletividade e amplitude do nicho ecológico; Método Volumétrico, que nos fornecerá o volume que cada item ocupa no estômago ou o volume total do conteúdo estomacal encontrado em todos os estômagos analisados e; o Índice de Importância Alimentar, que nos possibilitará caracterizar os indivíduos de acordo com a sua categoria trófica.
Palavras-chave: Alimentação
Predação
Lagos de várzea
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA DE PESCA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2392
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.