Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2394
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Abundância e diversidade de peixes predadores em lagos da planície aluvial de rios de águas brancas e pretas na Amazônia Central
Autor(a): Maria Glauciney Fernandes Macedo
Orientador(a): Carlos Edwar de Carvalho Freitas
Resumo: Em muitos ecossistemas aquáticos tropicais, a predação pode ser o fator principal na determinação da biomassa, abundância e composição de assembléias de peixes. Devido a grande importância desses predadores em comunidades ecológicas, há uma necessidade de entender os mecanismos top down da estruturação das assembléias. Os seis lagos que serão amostrados neste projeto localizam-se nas áreas de planície aluvial de ambientes de águas brancas e pretas da Amazônia, mais especificamente na região dos rios Solimões e Negro. A seleção desta área de estudo, deve-se a existência de dados pretéritos de ecologia de comunidades de peixes, realizados por projetos de pesquisa já desenvolvidos pela equipe do projeto. As coletas de dados serão realizadas, primeiramente, a partir de levantamento bibliográfico. Posteriormente ocorrerão coletas de material biológico quatro vezes ao ano, de forma a abranger todas as fases de um ciclo hidrológico (enchente, cheia, vazante e seca), amostrando diferentes habitats presentes nos lagos, de forma a coletar espécies com diferentes estratégias de vida. O apetrecho selecionado na coleta dos peixes será rede-de-emalhar, com esforço de pesca de aproximadamente 12 horas em cada lago e revisão a cada 04 horas. Para análise de dados utilizaremos as seguintes ferramentas ecológicas: Índice de constância das espécies, Índices de Diversidade de Shannon (H ), Índices de Equitatividade (E), Índices de Dominância de Berger Parker (d), Análise de Similaridade e um modelo linear generalizado para avaliar a ocorrência dos mecanismos top down. Diante disso, este projeto tem como objetivo identificar a abundância e diversidade de espécies de peixes predadores de lagos das planícies aluviais de rios de águas brancas e pretas, com a finalidade de estimar a importância dos mecanismos top down na estruturação das assembléias de peixes de lagos de planície alagável.
Palavras-chave: Planície aluvial
Peixes
Diversidade
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA DE PESCA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2394
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.