Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2411
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Efeito de extratos vegetais e fungicida no controle in vitro de Crinipellis Perniciosa, agente causal da vassoura de bruxa do cupuaçuzeiro
Autor(a): Julio Cesar Meinhardt
Orientador(a): Ana Verônica Silva do Nascimento
Resumo: O aumento do uso de agrotóxicos na produção de alimentos, o alto custo no controle químico, o aumento da resistência dos fitopatógenos, o impacto sobre o ambiente causado pelos produtos químicos e a procura por alimentos sem resíduos de agrotóxicos tem levado o homem à necessidade de se obter alternativas de controle de doenças de plantas. A Amazônia devido suas condições climáticas é favorável ao desenvolvimento de várias doenças de importância econômica, mas salvo a sua biodiversidade é uma grande fonte de recursos naturais para obtenção de substâncias fungitóxicas com potencial para a utilização de controle de doenças de plantas. O objetivo do presente projeto é avaliar in vitro a atividade fungitóxica dos extratos vegetais de pimenta, alho, Andiroba e de fungicida cúprico sobre o desenvolvimento de Crinipellis perniciosa, agente causal da vassoura-de-bruxa do cupuaçuzeiro. Serão realizadas coletas de isolados em áreas de cultivo. Em seguida os isolados serão caracterizados no Laboratório de Fitossanidade/Fitopatologia/IEAA/UFAM. Será avaliado o potencial fungitóxicos dos extratos e comparados com o fungicida cúprico sobre o desenvolvimento micelial, esporulação e germinação do fungo nas concentrações de 5, 10, 15, 20 e 40%. Será utilizado o delineamento experimental será inteiramente casualizado em esquema fatorial (4 x 5 + 1) sendo três extratos e um fungicida, testados em cinco concentrações + testemunha, totalizando 20 tratamentos, com quatro repetições. Os dados serão submetidos à análise de variância pelo teste F, comparando as médias pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
Palavras-chave: Cupuaçu, Crinipellis perniciosa, Extratos vegetais
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: FITOSSANIDADE
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2411
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.