Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2412
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Uso do imunoestimulante Aquavac Ergosan na alimentação do tambaqui (Colossoma macropomum): desempenho produtivo e respostas fisiológicas
metadata.dc.creator: Iurych Nicolau Barros Bussons
metadata.dc.contributor.advisor1: Christiane Patricia Feitosa de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Durante as fases iniciais do desenvolvimento do tambaqui nos sistemas de cultivo as taxas de mortalidade são elevadas. Isso porque, alevinos e juvenis cultivados são mais susceptíveis ao estresse e às doenças. Para melhorar a essa situação, surge como alternativa promissora a suplementação da alimentação com imunoestimulantes. Acredita-se que os imunoestimulantes aumentam a resistência do animal nas fases críticas do processo produtivo, reduzindo significativamente as taxas de mortalidade. O tambaqui é a espécie mais estudada e sobre a qual foi gerada uma grande quantidade de informação sobre a criação em cativeiro. Apesar disso, ainda existem lacunas no processo produtivo dessa espécie que precisam ser preenchidas, para se ter o conhecimento técnico necessário para estabelecer um pacote tecnológico para sua produção em larga escala. As perspectivas quanto ao uso de imunoestimulantes na alimentação do tambaqui (C. macropomum) são promissoras e exige um esforço considerável para desenvolver suas aplicações na piscicultura. Portanto, esse trabalho visa contribuir para o desenvolvimento da criação do tambaqui tendo como finalidade testar a eficácia de uso de imunoestimulante na alimentação de juvenis de tambaqui.
Palabras clave : Peixes
Imunoestimulante
Alimentação
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AQUICULTURA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2412
Fecha de publicación : 31-jul-2012
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Iurych Nicolau Barros Bussons.pdf335,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.