Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2441
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação das propriedades físicas dos solos em áreas utilizadas como estacionamentos no campus universitário da UFAM
Autor(a): Rodrigo da Silva Oliveira
Orientador(a): Afrânio Ferreira Neves Junior
Resumo: No Brasil, ocorrem sérios problemas de degradação do solo, muitas vezes, resultantes da falta de informação sobre as potencialidades e limitações de uso e um bom manejo desse recurso. O solo apresenta diversas funções, dentre elas podemos citar a promoção de meio de crescimento das plantas; regular e compartimentalizar o fluxo de água no ambiente; estocar e promover a ciclagem de elementos na biosfera e atuar como tampão ambiental. Para que o solo desempenhe adequadamente suas funções, as interações entre os processos químicos, físicos e biológicos devem estar funcionando perfeitamente. No entanto as atividades humanas modificam os sistemas naturais e acabam por originar as áreas alteradas. E uma forma de identificar essa degradação é a determinação de atributos e/ou características que nos permita inferir sobre a qualidade do solo. Desta forma os objetivos deste trabalho serão: Verificar se os solos das áreas utilizadas como estacionamento apresentam-se compactados, determinar a densidade do solo, determinar a porosidade total do solo, determinar a resistência mecânica à penetração, fazer análise granulométrica e comparar os valores obtidos de densidade do solo e porosidade total entre as áreas estudadas. O experimento será conduzido em solos de áreas usadas como estacionamentos da biblioteca do mini-campus, na Faculdade de Tecnologia (FT) e no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) no campus da Universidade Federal do Amazonas UFAM, o perímetro utilizado será a área central das ruas utilizadas, descartando-se áreas rebaixadas e/ou com poças de água, nestas áreas serão retiradas 20 amostras (deformadas) para a análise granulométrica. Para a determinação das características de densidade do solo e porosidade serão retiradas 20 amostras indeformadas (anéis volumétricos de 5 cm de altura x 5 cm de diâmetro), a determinação da resistência à penetração será realizada in loco dentro deste perímetro. E como testemunha será utilizada amostras coletadas em de solo de floresta adjacentes a estas áreas. O delineamento experimental será inteiramente casualizado (DIC).
Palavras-chave: Estrutura do solo
Densidade do solo
Volume de poros
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro de Educação à Distância
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2441
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo da Silva Oliveira.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.