Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2441
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Avaliação das propriedades físicas dos solos em áreas utilizadas como estacionamentos no campus universitário da UFAM
metadata.dc.creator: Rodrigo da Silva Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Afrânio Ferreira Neves Junior
metadata.dc.description.resumo: No Brasil, ocorrem sérios problemas de degradação do solo, muitas vezes, resultantes da falta de informação sobre as potencialidades e limitações de uso e um bom manejo desse recurso. O solo apresenta diversas funções, dentre elas podemos citar a promoção de meio de crescimento das plantas; regular e compartimentalizar o fluxo de água no ambiente; estocar e promover a ciclagem de elementos na biosfera e atuar como tampão ambiental. Para que o solo desempenhe adequadamente suas funções, as interações entre os processos químicos, físicos e biológicos devem estar funcionando perfeitamente. No entanto as atividades humanas modificam os sistemas naturais e acabam por originar as áreas alteradas. E uma forma de identificar essa degradação é a determinação de atributos e/ou características que nos permita inferir sobre a qualidade do solo. Desta forma os objetivos deste trabalho serão: Verificar se os solos das áreas utilizadas como estacionamento apresentam-se compactados, determinar a densidade do solo, determinar a porosidade total do solo, determinar a resistência mecânica à penetração, fazer análise granulométrica e comparar os valores obtidos de densidade do solo e porosidade total entre as áreas estudadas. O experimento será conduzido em solos de áreas usadas como estacionamentos da biblioteca do mini-campus, na Faculdade de Tecnologia (FT) e no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) no campus da Universidade Federal do Amazonas UFAM, o perímetro utilizado será a área central das ruas utilizadas, descartando-se áreas rebaixadas e/ou com poças de água, nestas áreas serão retiradas 20 amostras (deformadas) para a análise granulométrica. Para a determinação das características de densidade do solo e porosidade serão retiradas 20 amostras indeformadas (anéis volumétricos de 5 cm de altura x 5 cm de diâmetro), a determinação da resistência à penetração será realizada in loco dentro deste perímetro. E como testemunha será utilizada amostras coletadas em de solo de floresta adjacentes a estas áreas. O delineamento experimental será inteiramente casualizado (DIC).
Palabras clave : Estrutura do solo
Densidade do solo
Volume de poros
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Centro de Educação à Distância
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2441
Fecha de publicación : 31-jul-2012
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Rodrigo da Silva Oliveira.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.