Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2442
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação da eficiência reprodutiva de ovinos submetidos aos protocolos de curta e longa duração para indução de estro numa propriedade do entorno de Manaus - AM
Autor(a): Regina Oliveira da Silva
Orientador(a): Roseane Pinto Martins de Oliveira
Resumo: O experimento será realizado em uma propriedade localizada no entorno de Manaus na rodovia AM-010, Km 30. Essa pesquisa será desenvolvida no período de Agosto de 2011 a julho de 2012.Serão utilizados de 30 animais da raça Santa Inês com idade variando de 2 a 3 anos, criados em regime semi-intensivo em pastagem do gênero Brachiaria humidicula. Todos os animais serão submetidos à avaliação clínica antes do início dos trabalhos, para averiguar se os mesmos estão sadios. A idade e peso corporal serão obtidos de registros da própria fazenda, serão separados e identificados para realização do trabalho.Os animais serão estabulados em baias com piso de concreto e cama de casca de arroz onde recebem ração balanceada a base de milho, soja e cevada. Água e mistura mineral serão fornecidas ad libitum. As ovelhas serão serapradas em 2 grupos G1 e G2, cada grupo conterá 15 animais, onde as ovelhas do G1 serão submetidas aos protocolos de indução/sincronização de Estro em curta duração que consiste em 7 dias, já as ovelhas do G2 serão submetidas aos protocolos de sincronização/indução de Estro de longa duração que consiste em 14 dias.No G1 o protocolo será realizado da seguinte forma: será empregada a esponja vaginal impregnada com 60 mg de Progestan® que permanece inserida por 6 dias (D0 A D6). No quarto dia (D4) será aplicado em cada animal 100 mg de Sicrocio e 350 a 400 UI de Novomon (ECG) por via intramuscular, 48 horas após (D6) , a esponja será removida. No G2 o protocolo será realizado da seguinte forma: será empregada a esponja vaginal impregnada com 60 mg de Progestan® que permanece inserida por 12 dias (D0 A D12), quando então será removida e em seguida ,administrado em cada animal 350 a 400 UI de Novomon (ECG) por via intramuscular. Ambos os grupos serão equalizados para serem retiradas suas esponjas ao mesmo tempo, sendo o protocolo iniciado pelo G2. Em seguida, serão organizados os lotes e ocorrerá a introdução dos rufiões vasectomizados, com a região peitoral untada com mistura oleosa e pigmento, a fim de detectar e assinalar as ovelhas em estro.Os dados de ocorrência de estro dos grupos ao longo de 72 horas serão agrupados em três períodos de distribuição (<30; 30 a 54 e 55 a 72 horas após a remoção das esponjas) .A partir da detecção do estro as ovelhas serão submetidas à Inseminação artificial Transcervical. Será avaliada a eficiência da duração dos protocolos sobre o índice de indução do estro, taxa de fertilidade e taxa de prolificidade.Os dados reunidos serão submetidos à análise de variância pelo programa SAEG (Sistemas para Análises Estatísticas e Genéticas), Versão 9.1, desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e as médias dos parâmetros serão submetidas ao teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade.
Palavras-chave: Hormonios
Ovinocultura
Sincornização
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2442
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regina Oliveira da Silva.pdf682,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.