Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2447
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Efeito de extratos orgânicos de plantas inseticidas no controle da mosca-negra-dos-citros, Aleurocanthus woglumi Ashby 1915 (Hemiptera: Aleyrodidae) em condições de laboratório
metadata.dc.creator: Matheus da Silva Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Neliton Marques da Silva
metadata.dc.description.resumo: O Brasil é o maior produtor mundial de citros, com aproximadamente 19 milhões de toneladas/ano, sendo responsável por 32% da produção mundial da laranja fresca. O objetivo deste estudo é avaliar o efeito de diferentes extratos orgânicos de plantas inseticidas, nativas e/ou exóticas no controle da mosca-negra-dos-citros, A. woglumi em condições de laboratório. Os extratos orgânicos das amêndoas de Azadirachta indica (nim), folhas de Melia azedarach (cinamomo) e raízes de Derris floribunda (timbó) em hexano (HEX), diclorometano (DCM) e metanol (MeOH) serão obtidos da coleção de extratos do Laboratório de Entomologia e Acarologia Agrícola da FCA/UFAM. Os extratos brutos serão diluídos em acetona P.A, de acordo com a concentração desejada, e serão aplicados com auxilio de um aerógrafo de precisão. Inicialmente, com o objetivo de determinar uma concentração adequada para ser utilizada nos demais testes, será realizado um bioensaio com o uso de extrato de amêndoas de nim em DCM, utilizando oito concentrações e dois controles (água destilada e acetona), sobre NII de A. woglumi e será estimada a Concentração Letal Mediana (CL50). A análise dos dados será realizada no delineamento inteiramente casualizado com 10 tratamentos (oito concentrações e dois controles) e seis repetições. Cada repetição consistirá de 50 NII de A. woglumi por folha, em média. Serão aplicados 40 ml de solução por tratamento. Os dados serão analisados pelo teste de Tukey 5%. Para a seleção do melhor extrator e respectiva planta inseticida será desenvolvido um bioensaio onde os tratamentos compreenderão as combinações entre três extratores (HEX, DCM e MeOH) e mais dois controles (água destilada e acetona) em três espécies de plantas (amêndoas de A.indica, folhas de M. azedarach e raízes de D. floribunda), na concentração estimada anteriormente. Cada tratamento terá seis repetições, sendo cada uma constituída de 50 NII por folha, em média. Serão aplicados 40 ml de solução de extrato ou água destilada (testemunha) por tratamento. Este bioensaio será desenvolvido no esquema fatorial 3 x 5 no delineamento inteiramente casualizado, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey 5%. Para a seleção da fase mais susceptível do inseto ao uso do extrato será desenvolvido um bioensaio onde os tratamentos compreenderão as combinações entre uma concentração do extrato e uma testemunha (água destilada) em cinco fases de desenvolvimento do inseto (ovo, ninfas I, II, III e IV). Cada tratamento terá seis repetições, sendo cada uma constituída de 50 NII ou ovos por folha. Serão aplicados 40 mL de solução do extrato ou água destilada por tratamento. Este bioensaio será desenvolvido no esquema fatorial 2 x 5 no delineamento inteiramente casualizado, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey 5%. Justifica-se o presente estudo pela necessidade de métodos alternativos de controle desta praga.
Palabras clave : Inseticidas botânicos
Controle alternativo
Pragas de citros
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Ciências Fund. Des. Agrícola
Faculdade de Ciências Agrárias
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2447
Fecha de publicación : 31-jul-2012
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Matheus da Silva Ferreira.pdf430,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.