Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2452
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação de diferentes espaçamentos na produção de frutos de melancia crescidos e desenvolvidos na Mesorregião do Alto Solimões, Amazonas
Autor(a): Márcio Lopes Müller
Orientador(a): Marcelo de Almeida Guimarães
Resumo: A melancieira (Citrullus lanatus) é uma espécie olerícola de grande aceitação nos mercados nacionais e internacionais. Produzida preferencialmente em condições de elevada temperatura (21 a 30oC) a melancieira é muito explorada no período de menor precipitação (julho-novembro) na região Amazônica. Dentro deste contexto, a Mesorregião do Alto Solimões se insere perfeitamente, não apenas por possuir condições climáticas ideais para o crescimento e desenvolvimento da cultura, mas também por apresentar vastas áreas de várzea, que devido a menor intensidade de chuvas no período, aparecem nas margens dos rios com rica disponibilidade de matéria orgânica. No entanto, apesar das condições favoráveis para a produção desta olerícola na região, poucas informações tem sido divulgadas e/ou até mesmo produzidas cientificamente que venham a fornecer ao produtor novas possibilidades de incrementar suas produções, aumentando a eficiência produtiva da cultura. É certo que para algumas regiões há informações disponíveis e que muitas vezes podem ser extrapoladas para outras localidades que apresentem condições climáticas similares. No entanto, as elevadas precipitações e temperaturas ao longo do ano na Mesorregião do Alto Solimões a tornam distinta das demais localidades, necessitando para isso de experimentos in loco, para a determinação de manejos mais adequados. Baseado no exposto, é proposto neste trabalho de pesquisa a avaliação de diferentes espaçamentos entre-plantas para o cultivo da melancieira (cv. Charleston Gray) nas condições climáticas da Mesorregião do Alto Solimões, mais especificamente do município de Benjamin Constant, AM.
Palavras-chave: Citrullus Lanatus
Charleston Gray
Produção de frutos
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: FITOTECNIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Natureza e Cultura - Benjamin Constant
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2452
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Márcio Lopes Müller.pdf870,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.