Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2453
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Análise econômica da implementação de biotecnologias da reprodução em ovinos numa propriedade do entorno de Manaus - Amazonas
metadata.dc.creator: Adriana Bulcão da Silva Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Gilberto Regis Pereira de Moraes
metadata.dc.description.resumo: A implementação da análise econômica no manejo reprodutivo da propriedade, avalia estrategicamente os aspectos econômicos e financeiros do manejo reprodutivo. Na sincronização de cio, com finalidade à inseminação artificial, é essencial a obtenção de dados referentes ao custo para gerenciar a lucratividade do empreendimento. Devido à carência de estudos aplicados à análise econômica do manejo reprodutivo na região como insumos, inseminadores, sêmen de boa qualidade, entre outros, a análise econômica dessas técnicas tem como objetivo permitir a identificação dos custos e a rentabilidade do produto, subsidiando então, informações necessárias para o melhor desempenho da manutenção da atividade. O estudo será realizado em uma propriedade localizada no entorno de Manaus na rodovia AM-010, Km 30, 60° de longitude oeste, 3º 08 de latitude sul, distante 1.700Km em linha reta do litoral, com altitude de 92.9m. Serão utilizados de 30 animais da raça Santa Inês com idade variando de 2 a 3 anos, criados em regime semi-intensivo em pastagem do gênero Brachiaria humidicula. A idade e peso corporal serão obtidos de registros da própria fazenda, serão separados e identificados para realização do trabalho. Serão utilizados 2 reprodutores Santa Inês,com idade variando de 2-3 anos, clinicamente saudáveis. Os animais serão estabulados em baias com piso de concreto e cama de casca de arroz onde recebem ração balanceada a base de milho, soja e cevada. Água e mistura mineral serão fornecidas ad libitum. As ovelhas serão separadas em 2 grupos G1 e G2, cada grupo conterá 15 animais, onde as ovelhas do G1 serão submetidas aos protocolos de indução/sincronização de Estro. As ovelhas do G2 serão submetidas ao manejo adotado previamente na propriedade sem a utilização do protocolo de sincronização. O levantamento e análise do custo do manejo reprodutivo adotando as técnicas de sincronização de estro e inseminação artificial será feito durante o período de um ano, acompanhando o processo desde o estabelecimento de uma estação de monta, a preparação nutricional e manejo sanitário das fêmeas que serão submetidas às técnicas, o manejo com reprodutores, os insumos relacionados aos protocolos, até o nascimento dos cordeiros para fins de corte. Os dados do experimento serão organizados em planilha Excel, e as análises serão submetidas à análise de variância pelo programa SAEG Versão 9.1. e as médias dos parâmetros serão submetidas ao teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade.
Palabras clave : Amazônia, Santa Inês, Sincronização de cio
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2453
Fecha de publicación : 31-jul-2012
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.