Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2455
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação de diferentes concentrações de folha de Piper peltatum L. no armazenamento de água em um latossolo amarelo do Estado do Amazonas
Autor(a): Evandro Konrad Hoffmann
Orientador(a): Edivania dos Santos Schropfer
Resumo: A água hoje em todo mundo é uma das fontes vitais para a sobrevivência da nossa espécie e na vida de todos os demais seres vivos que possibilita nossa alimentação, respiração e todos os outros fatores envolvidos. A baixa capacidade de retenção de água dos solos brasileiros, os períodos longos de estiagem e a necessidade de produções constantes durante todo o ano, são as principais causas dos investimentos em irrigação para suprir as necessidades hídricas das plantas cultivadas. A espécie Piper peltatum L. amplamente distribuída na America do Sul é conhecida popularmente como "Capeba" ou "Santa Maria" tem várias aplicações como agente diurético, antitérmicos e antiinflamatórios. No noroeste da Colômbia foi usada como um antídoto contra picadas de cobras. Em estudos recentes, a Capeba apresenta propriedades medicinais e culinárias, e também vem demonstrando um ótimo potencial acaricida e inseticida (Hoffmann et al, 2009; Leite et al, 2010) tendo como subproduto, após a retirada dos extratos utilizados para aplicação, uma grande quantidade de material orgânico que poderia ser aproveitado. A matéria orgânica por si só já é um ótimo condicionador de solo, estruturando e contribuindo para formação de agregados com concentração expressiva de micro poros, responsáveis pela retenção da água utilizada pela planta (Garcia, 2010), porem poucos trabalhos vem sendo desenvolvidos para estudos da própria partícula orgânica na variação do teor de água nos solos. O experimento será conduzido na casa de vegetação da Área Experimental da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas, em Manaus. O delineamento experimental será o fatorial de blocos casualizados 5x2x4. O tratamento 1 (T1) será a testemunha e não haverá adição de nenhum constituinte orgânico ao solo. Os tratamentos 2 e 3 (T2 e T 3) serão realizados com adição de vermiculita na proporção de 4:0,5 e 4:1 respectivamente. No tratamento 4 e 5 (T4 e T 5) será adicionada folha seca triturada de P. peltatum na proporção de 4:0,5 e 4:1 respectivamente. O solo será o Latossolo Amarelo coletado em área de barranco sem predominância de matéria orgânica, peneirado, corrigido e adubado conforme a recomendação para a cultura do girassol. As folhas de P. peltatum serão coletadas na cidade de Manaus, escolhendo as folhas mais vigorosas, sem ataque de pragas ou patógenos. A vermiculita será obtida no comercio agropecuário de Manaus. Os tratamentos serão preparados de acordo com o que foi descrito anteriormente e colocados em vasos com capacidade para 5 litros. Antes do plantio das sementes, estas passarão por um teste de germinação, determinando assim o numero de sementes por vaso. Os resultados serão submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey (0,05).
Palavras-chave: Capeba, Armazenamento de água no solo
Substrato
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Engenharia Agrícola e Solos
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2455
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.