Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2470
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: FECUNDIDADE DE Sylviocarcinus devillei H. MILNE-EDWARDS, 1853 (CRUSTACEA, BRACHYURA, TRICHODACTYLIDAE) NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA (AM)
Autor(a): Ozanei Soares Batista
Orientador(a): Gustavo Yomar Hattori
Resumo: O objetivo do presente estudo é caracterizar o potencial reprodutivo da espécie Sylviocarcinus devillei) capturados na Região do Médio Amazonas, no Município de Itacoatiara (AM). Fêmeas ovígeras serão capturadas com o auxílio de puçás, armadilhas e pás quando identificada as galerias presentes no sedimento. As fêmeas ovígeras serão mensuradas com relação as seguintes estruturas: comprimento (CC) e largura (LC) da carapaça; largura do quinto somito abdominal (LA), com o auxílio de um paquímetro (0,05mm) e serão aferidas quanto o peso total úmido (PE) com uma balança semi-analítica (0,001g). Fêmeas com perdas de apêndices serão desconsideradas nas análises de PE.O numero de ovos (NO) em lupa e registrado por fêmea. A equação da fecundidade será determinada por análise através da regressão, com ajuste do modelo matemático pelo coeficiente de determinação (R2). As variáveis biométricas LC, CC, LA e PE serão consideradas independentes e confrontadas pelo NO (variável dependente).Estudos que possam viabilizar um maior conhecimento sobre a biologia de braquiúros são imprescindíveis, sobretudo no que diz respeito aos fatores reprodutivos da espécie S. devillei. Assim, é de se esperar que estudos dessa magnitude possam contribuir para o manejo e conservação da espécie em questão por parte da população local, enfatizando-se a importância desses organismos no ambiente.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: crustacea
caranguejo, reprodução
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Biológicas: Zoologia Aplicada
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2470
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.