Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2470
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : FECUNDIDADE DE Sylviocarcinus devillei H. MILNE-EDWARDS, 1853 (CRUSTACEA, BRACHYURA, TRICHODACTYLIDAE) NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA (AM)
metadata.dc.creator: Ozanei Soares Batista
metadata.dc.contributor.advisor1: Gustavo Yomar Hattori
metadata.dc.description.resumo: O objetivo do presente estudo é caracterizar o potencial reprodutivo da espécie Sylviocarcinus devillei) capturados na Região do Médio Amazonas, no Município de Itacoatiara (AM). Fêmeas ovígeras serão capturadas com o auxílio de puçás, armadilhas e pás quando identificada as galerias presentes no sedimento. As fêmeas ovígeras serão mensuradas com relação as seguintes estruturas: comprimento (CC) e largura (LC) da carapaça; largura do quinto somito abdominal (LA), com o auxílio de um paquímetro (0,05mm) e serão aferidas quanto o peso total úmido (PE) com uma balança semi-analítica (0,001g). Fêmeas com perdas de apêndices serão desconsideradas nas análises de PE.O numero de ovos (NO) em lupa e registrado por fêmea. A equação da fecundidade será determinada por análise através da regressão, com ajuste do modelo matemático pelo coeficiente de determinação (R2). As variáveis biométricas LC, CC, LA e PE serão consideradas independentes e confrontadas pelo NO (variável dependente).Estudos que possam viabilizar um maior conhecimento sobre a biologia de braquiúros são imprescindíveis, sobretudo no que diz respeito aos fatores reprodutivos da espécie S. devillei. Assim, é de se esperar que estudos dessa magnitude possam contribuir para o manejo e conservação da espécie em questão por parte da população local, enfatizando-se a importância desses organismos no ambiente.
Palabras clave : Crustacea
Caranguejo, Reprodução
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2470
Fecha de publicación : 31-jul-2012
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.