Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2475
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Purificação e caracterização da atividade da fosfatase alcalina produzidade pelo fungo Aspergillus Tamarii utilizando resíduos de castanha (Bertholletia excelsa) como fonte de carbono
metadata.dc.creator: Jennifer Salgado da Fonseca
metadata.dc.contributor.advisor1: Leonor Alves de Oliveira da Silva
metadata.dc.description.resumo: Há algumas décadas, a preocupação com as questões ambientais, com a qualidade dos produtos e com o consumo de energia têm incentivado a busca de tecnologias limpas , sofisticadas e baratas. Sendo assim, a tecnologia enzimática proveniente de microorganismo tem ganhado espaço, isoladas ou juntamente com células íntegras, já que as enzimas são usadas como biocatalizadores em processos industriais bem como na despoluição ambiental. Os fungos filamentosos possuem um grande potencial biotecnológico na produção enzimática por não secretarem produtos tóxicos e crescerem em condições razoáveis de temperatura, pressão e pH. Neste contexto, destaca-se o Aspergillus tamarii, que é um fungo filamentoso mesófilo que segundo a literatura se mostrou produtor de xilanase (KADOWAKI, 1997), α-amilase, glucoamilase (MOREIRA, 1999), tanase (COSTA et al, 2008) e hemicelulase (PINTO, 2003), porém em estudos recentes demonstrou potencialidade na produção de fosfatase alcalina utilizando castanha (Bertholletia excelsa) como fonte de carbono.A fosfatase alcalina é uma glicoproteína dimérica capaz de remover grupos fosfatos de um grande número de moléculas diferentes como os nucleotídeos, as proteínas e os alcalóides, tendo aplicações na área Médica onde é usada em ensaios de imunodetecção e diagnóstico de algumas doenças como o raquitismo e na área Cosmetológica, onde a referida enzima na proliferação de fibroblastos da pele, reduzindo as rugas e as linhas de expressão, além de aumentar a elasticidade da pele. (BON, 2008). Este estudo pretende purificar e caracterizar a fosfatase alcalina excretada por Aspergillus tamarii através da fermentação em meio semi-sólido com 2,5 g de castanha com 5 mL de sulfato de amônia.
Palabras clave : Purificação
Caracterização
Fosfatase alcalina
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOQUÍMICA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Química
Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2475
Fecha de publicación : 31-jul-2012
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Jennifer Salgado da Fonseca.pdf784,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.