Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2498
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Investigação das subpopulações de células mucosas encontradas em Arapaima gigas submetidos em ambiente de água branca e água preta e sua influência na homeostase do animal
Autor(a): Janilson Moraes Serudo
Orientador(a): Cleverson Agner Ramos
Resumo: Basicamente podemos definir três tipos celulares encontrados no epitélio branquial; as células pavimentosas (CPs) que são as mais numerosas; as células mucosas (CMs) que são responsáveis pela secreção de mucosubstâncias, e as células-cloreto (CCs), que são responsáveis pela absorção de íons Cl- e Ca2+ nos peixes de água doce e excreção de Na+ e Cl- nos peixes marinhos. As CMs e CCs estão distribuídas entre as CPs no epitélio que reveste o filamento branquial e, dependendo das características físicas e químicas da água, pode ocorrer proliferação das CCs no epitélio da lamela, o que aumenta a distância de difusão água-sangue. Pode ser feita uma relação entre microdobras apicais das CPS e as células mucosas de modo que as CPS são recobertas por glicocalix e uma fina camada de muco fica retida entre as microdobras provavelmente auxiliando na retenção do muco liberado pelas células mucosas. A função do muco pode ser relacionada desde a proteção do epitélio contra atrito ou choques mecânicos de partículas, prevenção contra infecções causadas por bactérias e fungos, prevenção contra ataques de parasitas até atração de íons que favoreceriam as trocas iônicas sendo que há a hipótese de que este é talvez o mais importante papel do muco nas brânquias de A. gigas, pois tanto células PAS+ quanto AB+ aumentam durante o desenvolvimento do animal. Considerando o tipo de água em que o animal é encontrado, o espessamento do epitélio e o aumento da atividade de CCs nestes animais, a hipótese de que o muco produzido pelas células mucosas tem papel na atração de íons para o favorecimento das trocas iônicas é aceitável e as células mucosas presentes no epitélio dos filamentos e seu mecanismo de secreção pode ser considerado um mecanismo para adaptação em condições adversas do ambiente aquático como nas alterações de concentrações de íons na água, portanto o objetivo do presente estudo é o de investigar os tipos de células mucosas, com base em suas glicosaminoglicanas (GAGs), presentes nas brânquias de A. gigas, um peixe de respiração aérea que apresenta suas brânquias muito mais relacionadas às funções de regulação iônica que respiratória nas etapas mais adiantadas de seu desenvolvimento, em função da exposição à água branca e preta por um período crônico.
Palavras-chave: Células mucosas
Glicosaminoglicanas
Histoquímica
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: MORFOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Morfológica
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2498
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janilson Moraes Serudo.pdf631,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.