Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2518
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Levantamento da fauna de Diptera (Insecta) da área florestada do campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil
metadata.dc.creator: Andréia Conceição das Chagas
metadata.dc.contributor.advisor1: Fabio Siqueira Pitaluga de Godoi
metadata.dc.description.resumo: A ordem Diptera é constituída por um enorme grupo de insetos conhecidos popularmente como moscas, caracterizados principalmente pelo par de asas posteriores reduzidas em estruturas de equilíbrio chamadas de halteres. As moscas são encontradas em todo o mundo inclusive na Antártica e atualmente são conhecidas 153.000 espécies. Acredita-se que a maioria das espécies de dípteros ainda não foram descritos ou nem sequer coletados e esses números podem chegar a mais de um milhão de espécies. Apesar da imensa riqueza e diversidade existente nas regiões tropicais, o maior numero de espécies conhecidas de dípteros está nas regiões de clima temperado. Reflexo dos intensos estudos de gerações de especialistas europeus, enquanto as regiões tropicais permanecem praticamente intocadas. Este estudo visa realizar o levantamento dos dípteros da UFAM e desta forma contribuir para o conhecimento da fauna local. O estudo será realizado na Universidade Federal do Amazonas UFAM, em Manaus. Para as coletas serão utilizadas armadilhas do tipo Malaise, que são utilizadas para coletar insetos voadores, especialmente Diptera. A armadilha é reconhecidamente uma das formas mais eficazes para capturar um grande número de dípteros em curtos e longos períodos e são eficientes inclusive na coleta de táxons raros. Serão realizadas campanhas quinzenais por um período de 10 meses. Em cada campanha serão instaladas duas armadilhas Malaise distribuídas em diferentes pontos da área florestada do campus da UFAM, visando cobrir a maior área possível. As armadilhas permanecerão no campo por três dias e após esse período serão recolhidas e todos os insetos capturados no frasco coletor serão acondicionados e levados para triagem. Todo material proveniente das armadilhas será triado e os dípteros serão devidamente alfinetados e montados para identificação em nível de família utilizando-se microscópios estereoscópicos e as chaves de identificação. Ao final do estudo todo material será depositado na Coleção Zoológica Prof. Paulo Bührnheim, do Laboratório de Zoologia UFAM.
Palabras clave : Insecta
Diptera
Levantamento
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2518
Fecha de publicación : 31-jul-2012
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
PIB-B0030_Andréia_Chagas_segunda_submissão.pdf632,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.