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metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Tecnologias utilizadas para desenvolvimento de jogos educacionais para TV Digital Brasileira
metadata.dc.creator: Maikon da Silva Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Lady Daiana de Oliveira Pinto
metadata.dc.description.resumo: Atualmente no Brasil, a Televisão Digital Interativa (TVDI) aberta está se tornando uma realidade, pois o governo tem dado o apoio à infra-estrutura necessária para que até o ano de 2016 esta tecnologia esteja funcionando em todos os estados. Por enquanto, DTV (2009) afirma que são apenas nove os estados que estão transmitindo o sinal digital, mas essa etapa encontra-se adiantada de acordo com o cronograma oficial da implantação da TV Digital no Brasil referente à Portaria do Ministério das Comunicações no. 652 de 10 de outubro de 2006. Em se tratando de jogos para TV Digital, Ferreira e Souza (2008) afirmam que as iniciativas são menores ainda, pois em um jogo eletrônico é necessário uma série de recursos computacionais para que seja possível atender as expectativas do usuário e, além disso, possui algumas limitações impostas pelo ambiente, como por exemplo, a interface com o jogo (controle remoto), a escassez de ferramentas para auxiliar o desenvolvimento e ainda a falta de uma estratégia para projeto de jogos. Uma das maneiras interessantes de se utilizar a TV Digital para fins educacionais é a utilização de jogos, que deve ser considerado como uma ferramenta auxiliar ao ensino. Segundo Tarouco (2004), ao se pensar na utilização dos jogos educacionais é necessário primeiramente defini-lo como uma ferramenta que facilita o aprendizado e aumenta a capacidade de retenção do que foi ensinado. A sua utilização possui o intuito de despertar o interesse no aprendizado, ou seja, se tornar um elemento motivador no processo de ensino-aprendizagem em crianças e jovens. Um jogo tem a função de consolidar os esquemas já formados e dar prazer ou equilíbrio emocional a criança. Existe uma série de vantagens na utilização dos jogos em ambiente escolar, o despertar da motivação, curiosidade e estímulos, além de contribuir para o crescimento intelectual e afetivo, pois o conhecimento é adquirido de maneira prazerosa e lúdica. Segundo Clua e Bittencourt (2004) o jogo pode ser educacional embora não possua objetivos pedagógicos explícitos, pois os jogos podem ser considerados educativos pelo fato de desenvolver habilidades cognitivas importantes para o processo de aprendizagem como resolução de problemas, percepção, criatividade, raciocínio rápido, entre outras habilidades. Quando um jogo é criado especificamente com o propósito de conteúdos pedagógicos e para ser utilizado dentro do âmbito escolar denomina-se como jogo didático. Empreendimentos voltados para a TVDI configuram um desafio para pesquisadores, técnicos e empresários. O recurso envolvido em uma iniciativa de caráter televisivo via TVDI são significativamente maiores que aqueles despendidos quando se produz conteúdo para internet (WAISMAN, 2002). Diante deste cenário, o presente projeto pretende estudar as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um jogo educacional utilizando a Tecnologia de TV Digital.
Palabras clave : TV Digital, Software, Jogo Educacional
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: INSTITUTO
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2526
Fecha de publicación : 31-jul-2012
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

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