Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2548
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : TV Conectada: um Estudo das tecnologias de TV sobre IP para auxiliar na geração de conteúdo educacional no ICET-UFAM
metadata.dc.creator: Mafran Martins Ferreira Júnior
metadata.dc.contributor.advisor1: Vandermi João da Silva
metadata.dc.description.resumo: Com o advento da tecnologia de TV sobre IP (IPTV), uma solução capaz de oferecer aos clientes voz, dados e vídeo sobre uma conexão de banda larga, há a possibilidade de ser oferecido serviços de dados voz e imagens usando a infraestrutura das operadoras de telefonia e de televisão por assinatura, além da transmissão de áudio e vídeo por meio da internet. O conceito de IPTV ou TVIP, engloba um novo método de transmissão de sinais televisivos que assim como a voz sobre IP (VOIP), que usa o protocolo Internet Protocol (IP) como meio de transporte do conteúdo, a IPTV também assim o faz. A arquitetura da TV sobre IP é basicamente igual à de uma rede de internet, porém em redes de IPTV é necessário que a largura de banda seja suficiente para assegurar a qualidade na entrega de pacotes. Com o emprego destas tecnologias de rede muito difundidas e conhecidas, a implantação de uma IPTV poderá se tornar viável ao apresentar um baixo custo em sua implementação. No âmbito do ICET-UFAM, as informações relevantes de ensino e aprendizagem, estão atualmente condicionadas apenas ao uso da biblioteca e dos laboratórios de informática e a interatividade é limitada a esses locais. Pretende-se nesse projeto estudar as tecnologias de IPTV para investigar a viabilidade de implantação de um provedor de conteúdo educacional, voltado aos cursos de Informática usando uma rede local experimental. Nesse modelo, um servidor de conteúdo armazena vídeo aulas e os transmite via broadcasting para os computadores e receptores de TVDi clientes conectados à rede. Os equipamentos necessários para implementação do presente projeto, serão um Set Top Box, equipamento que recebe o sinal de TVDi, dois computadores clientes, um computador servidor de conteúdo e dois celulares para futuros testes de mobilidade. Os equipamentos listados já se encontram no grupo de projeto para dá prosseguimento à pesquisa.
Palabras clave : TV sobre IP
TV Digital Interativa
Conteúdo Educacional
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2548
Fecha de publicación : 31-jul-2012
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
PIB-E-0036-2011.pdf807,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.