Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2566
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Preparação de compósito de (Fe/Cu)/C a partir de Hematita sintética dopada com Cu2+ e torta de amêndoa de semente de Inajá (Maximiliana maripa) para redução de contaminante orgânico em meio aquoso
Autor(a): Marcela dos Santos Barbosa
Orientador(a): Paulo Rogério da Costa Couceiro
Resumo: O crescimento urbano e industrial vem promovendo severas conseqüências de desequilíbrio no meio ambiente, causadas pela poluição dos ambientes atmosférico e aquático, esse último geralmente de metais solúveis e compostos orgânicos. Por outro lado, tais danos ao meio ambiente vêm estimulando crescentemente as pesquisas visando o desenvolvimento de materiais inovadores com ação de remover poluentes do meio aquoso. Nesse contexto, os compósitos de Fe/C vêm sendo sintetizados por terem alta capacidade oxidativa, fator importante na remoção total ou parcial de contaminantes do ambiente. Um mecanismo para melhorar tal capacidade está na preparação de magnetitas substituídas isomorficamente, produzindo um sistema mais ativo catalítico ou degradativo. O cobre tem sido considerado um promotor importante para os óxidos de ferro, pois aumenta a atividade da magnetita em relação à reação. Dessa forma, o presente projeto tem como principal proposta preparar um compósito a base de magnetita substituída com cobre impregnada em uma matriz carbonácea, caracterizar e testar seu poder oxidativo frente a um sistema aquoso poluído.
Palavras-chave: Compósito Fe/C
Cinética de decomposição
Magnetita
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Química
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2566
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIB-0062_final.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.