Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2569
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise estratigráfica da sequência sedimentar proterozóica-cretácea da região de Presidente Figueiredo com base no estudo de minerais pesados
Autor(a): Felipe Bonora dos Santos
Orientador(a): Emilio Alberto Amaral Soares
Resumo: Na região de Presidente Figueiredo, situado ao norte de Manaus, afloram rochas sedimentares dos Grupos Purus, Trombetas e Javari. Nesta região, o Grupo Purus é representado pela Formação Prosperança, constituída por arenitos, conglomerados, siltitos e lags, que ocorre sobreposta discordantemente às rochas vulcânicas ácidas do Supergrupo Uatumã (Proterozóico Médio). O Grupo Trombetas é o mais representativo da região de Presidente Figueiredo e ocorre como uma faixa contínua de direção E-W, com cerca de 50 km de largura. Nesta região, este grupo é representado pelas formações Manacapuru (Silurio-Devoniano) constituída de arenitos e pelitos neríticos, Pitinga (Siluriano) composta de folhelhos e diamictitos marinhos e Nhamundá (Siluriano) constituída de arenitos, folhelhos e diamictitos com estruturas glaciotectônicas. O Grupo Javari é representado pela Formação Alter do Chão (Cretáceo), que é constituída por arenitos feldspáticos/caulinítico e conglomerados fluviais. As unidades sedimentares aflorantes na região de Presidente Figueiredo foram estudadas com base nos aspectos estratigráficos e faciológicos e a escassez de dados de datação (absoluta) tem dificultado a individualização e/ou o posicionamento estratigráfico das unidades geológicas estudadas, já que as mesmas são constituídas de litologias semelhantes (principalmente arenitos e pelitos). Portanto, neste Projeto de PIBIC serão utilizadas as assembléias de minerais pesados para a individualização das unidades sedimentares proterozóicas, paleozóicas e cretáceas aflorantes na região. O estudo de minerais pesados é muito utilizado nas análises sedimentológicas e estratigráficas para discernir a intensidade e a de distância de transporte, visando o estudo da proveniência dos sedimentos, a história do intemperismo e transporte e correlação paleogeográfica.
Palavras-chave: Presidente Figueiredo
Minerais Pesados
Amazônia Central
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: GEOCIÊNCIAS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Geociências
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2569
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.