Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2573
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise Bitemporal do Rio Solimões no trecho entre Manacapuru e Manaus (Amazônia Central) por meio de imagens Landsat-5/TM
Autor(a): Marcel Silva Passos
Orientador(a): Carlos Alejandro Salazar
Resumo: As características geomorfológicas dos canais e áreas de planícies de inundação do sistema fluvial Solimões-Amazonas têm sido analisadas com base em imagens de sensores remotos e cartas de navegação. A análise multitemporal de trechos do Rio Solimões, com base em dados de sensoriamento remoto, mostra as modificações do canal fluvial no decorrer das últimas décadas. Atualmente os processos fluviais de erosão, transporte e deposição compõem a dinâmica fluvial do Rio Solimões, em face à complexidade e periodicidade do regime hidrológico, que muitas vezes causa às populações ribeirinhas, transtornos sociais e econômicos, devido o fenômeno das terras caídas . Esta terminologia popular usada na Amazônia serve para explicar fenômenos erosivos determinados pela dinâmica fluvial, onde a erosão pode-se associar a instabilidade do material fino (arenoso) que compõe os terraços de várzea e a ação dos banzeiros, causada pelo transporte fluvial de cargas, equipamentos e pessoas. O fenômeno das terras caídas se intensifica nas margens dos rios, local onde a erosão é mais elevada, no período das enchentes. Portanto, este projeto de PIBIC visa a análise por meio de técnicas de sensoriamento remoto utilizando imagens ópticas (Landsat-5/TM) e de radar (R99/SAR) da dinâmica fluvial multitemporal do canal do Rio Solimões, entre os municípios de Manaus e Manacapuru.
Palavras-chave: Rio Solimões
Análise Multitemporal
Terras Caídas
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: GEOCIÊNCIAS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Geociências
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2573
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.