Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2575
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise da trama mineral em rochas graníticas do domínio Guiana Central na região da Serra da Prata Município de Mucajaí RR
Autor(a): Marcia Caroline Rodrigues Carneiro
Orientador(a): Carlos Alejandro Salazar
Resumo: O conhecimento geológico do denominado domínio ou cinturão Guiana Central na que estão inseridas as rochas Paleo e Mesoproterozóicas da região da Serra da Prata (alvo de estudo do presente projeto) estão baseados principalmente em mapeamento a escala regional de unidades litológicas que incluem análises petrográficas, geoquímica de rochas, caracterização estrutural apoiada por sensoriamento remoto, e determinações geocronológicas realizados em sua maioria por geólogos do serviço geológico) Brasileiro (CPRM, Fraga 2002, Gaudette et al. 1996, Gaudette et al. 1996, Almeida 2006). As interpretações sobre a evolução estrutural dessa região ressaltam dois eventos principais: o primeiro, com iade Paleoproterozóico de alto grau metamórfico gerou deformações miloníticas com atitude dominante NW-SE nas rochas do embasamento, o segundo, teria-se formado no Mesoproterozóico depois da instalação da suíte intrusiva Serra da Prata, ele registra deformações discretas (relacionadas com zonas de cisalhamento) orientadas NE-SW cujo grau metamórfico é ainda um tema controverso. Na Serra da Prata afloram rochas ígneas de diferentes idades, algumas delas evidentemente deformadas, e outras com aparência isotrópica. Este projeto de PIBIC se propõe fazer a análise da deformação observada nas rochas milonitizadas do embasamento suíte intrusiva Rio Urubu e as que apresentam aparência isotrópica ou pouco deformada da suíte intrusiva Serra da Prata (granito Rapakivi e Charnoquitos). Pretende-se coletar amostras orientadas e dados estruturais em campo, analisar amostras com ênfase em observações de microestruturas no microscópio petrogáfico e análise de orientação preferencial da forma (OPF) de minerais mediante processamento e integração de imagens de três fases polidas e ortogonais entre si, obtidas das amostras orientadas. A integração de dados será realizada usando técnicas de sensoriamento para o mapeamento de estruturas maiores em SIG, programas específicos para o tratamento de dados direcionais (estereograma de Lamber-Schmidt), tratamento de imagens para OPF usando os programas Corel draw e SPO. A interpretação da informação incluirá a elaboração de diagramas, mapas, e redação de documentos. Pretende-se ainda divulgar os resultados da pesquisa em eventos regionais.
Palavras-chave: Domínio Guiana Central, Granitos da Serra da Prata, Trama mi
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Geociências
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2575
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.