Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2639
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : O currículo urbano da cidade de Manaus: um estudo sobre a estrutura física da cidade na perspectiva dos direitos humanos e da democratização urbana
metadata.dc.creator: Francisca Zonete Noronha Paiva
metadata.dc.contributor.advisor1: Rosenir de Souza Lira
metadata.dc.description.resumo: Os Direitos Humanos foram declarados há várias décadas e a partir de então os países signatários têm o dever de desenvolver políticas que objetivem sua efetivação no âmbito de cada Estado. Políticas de inclusão social fazem parte do trajeto de garantir os direitos humanos em cada parte do território nacional. No que tange às políticas inclusivas encontramos, na cidade de Manaus, diversos segmentos sociais ainda bastante longe do atendimento de suas necessidades básicas por parte do poder público, não somente das políticas públicas básicas, mas, também e principalmente do DIREITO À CIDADE. Observando a estrutura urbana da cidade de Manaus, se vai verificar que as estruturas físicas dos aparelhos públicos não contemplam a mobilidade urbana de portadores de necessidades especiais, crianças e idosos. Essa proposta objetiva desenvolver um estudo preliminar da estrutura urbana de Manaus e da concepção de cidade planejada pelos técnicos governamentais e suas representações sociais de cidade democrática. Pretende conhecer e demonstrar a representação de cidade de segmentos portadores de necessidades especiais, crianças e idosos no tocante à concepção de uma cidade inclusiva e democrática.
Palabras clave : Inclusão urbana
Cidade educadora
Currículo e cidade
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Administração e Planejamento
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2639
Fecha de publicación : 31-jul-2012
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.